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Título: Modelagem molecular uma proposta interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Molecular modeling an interdisciplinary proposal
Autor(es): Basilio, Mariana
Orientador(es): Gonçalves, Marcos Brown
Palavras-chave: Estrutura molecular
Biologia - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Química
Molecular structure
Biology - Study and teaching
Chemistry - Study and teaching
Interdisciplinary approach in education
Chemistry
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BASILIO, Mariana. Modelagem molecular uma proposta interdisciplinar. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A forma convencional de ensinar conceitos teóricos de Química e de Biologia vem se mostrando pouco eficiente, pois os estudantes, em geral, não compreendem o porquê desses ensinamentos, nem conseguem estabelecer elos cognitivos com suas realidades. Nesse sentido, a atuação docente embasada em práticas reiteradas, apresenta resultados pouco satisfatórios em termos de aprendizagem, visto que os alunos demoram mais a reter ou não conseguem compreender os conteúdos, como exemplo, as estruturas moleculares no ensino de Química. Da mesma maneira, no ensino de Biologia, a síntese da proteína também é de difícil compreensão para os estudantes. Em particular, no que diz respeito à visualização no nível microscópico, o que dificulta a compreensão e diminui o interesse dos alunos na abordagem conceitual dos fenômenos científicos envolvidos nesses assuntos. Diante dessa problemática, o presente projeto tem por objetivo, organizar uma sequência didática no ensino de Química e de Biologia, para os alunos da rede pública de ensino, a partir do uso da modelagem molecular, associada à experimentação com uma abordagem interdisciplinar. De outra forma, vislumbrou-se estruturar a proposta de ensino em bases interdisciplinares entre as disciplinas de Química e de Biologia. Antes da aplicação do projeto ocorreu o desenvolvimento de sequência didática aplicada e dos materiais utilizados, além da criação de um site para disponibilizar esses materiais para os alunos e outros professores. O trabalho foi realizado no Colégio Estadual Sagrada Família em Campo Largo-PR em parceria com a professora da disciplina de Biologia, para os alunos do 3° ano do Ensino Médio, nas 5 turmas do período da manhã. Para tanto, foi instalado um software gratuito de modelagem molecular, chamado "Discovery Studio" nos computadores do referido colégio. No decorrer da primeira aula, foi realizada a introdução dos conteúdos, utilizando o tema de mutações do DNA. Na sequência, os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizar com o programa por meio da realização de atividades recreativas referentes aos conteúdos propostos. Posteriormente, o nível de dificuldade foi elevado para que a classe fosse desafiada a construir estruturas cada vez mais complexas, trazendo para a prática o que se aprendeu na teoria. Na segunda aula os alunos foram ao laboratório de Química para realizar a extração do DNA do morango e nas próximas aulas foi trabalhado com o Software no desenvolvimento de estruturas de DNA e proteínas. As atividades foram avaliadas de forma qualitativa por meio de um questionário aplicado após as atividades, de um diário de bordo elaborado individualmente pelos estudantes durante as atividades e uma avaliação para a análise do conhecimento desenvolvido. Os estudantes participaram ativamente de todas as aulas, realizaram e entregaram todas as atividades solicitadas. A partir da avaliação, concluiu-se que os alunos conseguiram compreender os conceitos abordados nas aulas. Por meio da análise dos questionários, observou-se que os alunos gostaram das atividades desenvolvidas e que esse tipo de aula, para muitos, foi aplicado pela primeira vez. Sem perceber, ao construírem o diário de bordo, os discentes estavam estudando.
Abstract: The conventional way of teaching theoretical concepts of chemistry and biology is proving ineffective, as students generally do not understand why these teachings, nor can they establish cognitive links with their realities. In this sense, the teaching performance based on repeated practices, presents unsatisfactory results in terms of learning, since students take longer to retain or fail to understand the contents, as an example, molecular structures in chemistry teaching. Similarly, in biology teaching, protein synthesis is also difficult for students to understand. In particular, with regard to visualization at the microscopic level, which hinders understanding and diminishes students' interest in the conceptual approach of the scientific phenomena involved in these subjects. Given this problem, this project aims to organize a didactic sequence in the teaching of chemistry and biology, for students of public schools, from the use of molecular modeling, associated with experimentation with an interdisciplinary approach. Otherwise, it was envisaged to structure the teaching proposal on an interdisciplinary basis between the disciplines of chemistry and biology. Prior to the implementation of the project there was the development of applied teaching sequence and materials used, and the creation of a website to make these materials available to students and other teachers. The work was carried out at the Sagrada Familia State College in Campo Largo-PR in partnership with the teacher of the discipline of Biology, for the students of the 3rd year of high school, in the 5 morning classes. To this end, a free molecular modeling software called "Discovery Studio" was installed on the computers of the college. During the first class, the contents were introduced using the theme of DNA mutations. Following, the students had the opportunity to become familiar with the program by performing recreational activities related to the proposed contents. Subsequently, the level of difficulty was raised so that the class was challenged to construct increasingly complex structures, bringing into practice what was learned in theory. In the second class the students went to the chemistry lab to extract the strawberry DNA and in the next classes it was worked with the Software in the development of DNA and protein structures. The activities were assessed qualitatively by means of a questionnaire applied after the activities, a logbook individually prepared by the students during the activities and an evaluation for the analysis of the knowledge developed. Students actively participated in all classes,performed and delivered all requested activities. From the evaluation, it was concluded that the students were able to understand the concepts covered in the classes. Through the analysis of the questionnaires, it was observed that the students enjoyed the activities developed and that this type of class, for many, was applied for the first time. Unknowingly, when building the logbook, the students were studying.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9063
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