Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Rafael da Cruz
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:41Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:41Z-
dc.date.issued2015-11-27
dc.identifier.citationMOREIRA, Rafael da Cruz. Demonstrações visuais no ensino de matemática. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9058-
dc.description.abstractStarting from a definition of mathematics proficiency and motivated by give opportunity this proficiency to students of elementary and high school this research seeks to show visual proof as a tool to achieve that goal. Introduces the general concept of visual proof from what many researchers classify as visual representations and their use within the logical structure of a mathematical proof. Researches indicating appear because visual proofs can be useful tools in the classroom, and characterized as a visual proof can be effective in the teaching of mathematics. With those reasons are presented six visual proofs with usage suggestions in the classroom, with elementary and high school content. These suggestions bring changes based on authors underlying this work with the intention to expand their educational potential, such as use of dynamic image, color, repetition and manipulatable material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeoria das demonstraçõespt_BR
dc.subjectEducação visualpt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProof theorypt_BR
dc.subjectVisual educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleDemonstrações visuais no ensino de matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPartindo de uma definição de proficiência matemática e motivados por oportunizar essa proficiência aos estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio esta pesquisa procura mostrar a demonstração visual como uma ferramenta para alcançar esse objetivo. Introduz o conceito geral de demonstração visual a partir do que diversos pesquisadores classificam como representações visuais e seu uso dentro da estrutura lógica de uma demonstração matemática. São apresentadas pesquisas que indicam porque as demonstrações visuais podem ser ferramentas úteis em sala de aula, e caracterizam como uma demonstração visual pode ser efetiva para o ensino de matemática. Com essa fundamentação são apresentadas seis demonstrações visuais com sugestões de uso em sala de aula para desenvolver conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essas sugestões trazem modificações baseadas nos autores que fundamentam esse trabalho com a intensão de ampliar seu potencial pedagógico, como uso de imagem dinâmica, cor, repetição e material manipulável.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Estephan, Violeta Maria
dc.contributor.referee1Estephan, Violeta Maria
dc.contributor.referee2Negrelli, Leônia Gabardo
dc.contributor.referee3Oliveira, Luciana Schreiner
dc.contributor.referee4Kalinke, Marco Aurélio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2015_2_05.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.