Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9058
Título: Demonstrações visuais no ensino de matemática
Autor(es): Moreira, Rafael da Cruz
Orientador(es): Estephan, Violeta Maria
Palavras-chave: Teoria das demonstrações
Educação visual
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino
Proof theory
Visual education
Mathematics - History
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOREIRA, Rafael da Cruz. Demonstrações visuais no ensino de matemática. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Partindo de uma definição de proficiência matemática e motivados por oportunizar essa proficiência aos estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio esta pesquisa procura mostrar a demonstração visual como uma ferramenta para alcançar esse objetivo. Introduz o conceito geral de demonstração visual a partir do que diversos pesquisadores classificam como representações visuais e seu uso dentro da estrutura lógica de uma demonstração matemática. São apresentadas pesquisas que indicam porque as demonstrações visuais podem ser ferramentas úteis em sala de aula, e caracterizam como uma demonstração visual pode ser efetiva para o ensino de matemática. Com essa fundamentação são apresentadas seis demonstrações visuais com sugestões de uso em sala de aula para desenvolver conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essas sugestões trazem modificações baseadas nos autores que fundamentam esse trabalho com a intensão de ampliar seu potencial pedagógico, como uso de imagem dinâmica, cor, repetição e material manipulável.
Abstract: Starting from a definition of mathematics proficiency and motivated by give opportunity this proficiency to students of elementary and high school this research seeks to show visual proof as a tool to achieve that goal. Introduces the general concept of visual proof from what many researchers classify as visual representations and their use within the logical structure of a mathematical proof. Researches indicating appear because visual proofs can be useful tools in the classroom, and characterized as a visual proof can be effective in the teaching of mathematics. With those reasons are presented six visual proofs with usage suggestions in the classroom, with elementary and high school content. These suggestions bring changes based on authors underlying this work with the intention to expand their educational potential, such as use of dynamic image, color, repetition and manipulatable material.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9058
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2015_2_05.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.