Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKniss, Priscila
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:37Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:37Z-
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationKNISS, Priscila. O ensino da trigonometria e a história da matemática. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9055-
dc.description.abstractThe present work has the main objective to study how the transitions trigonometric ratios occurs: sine, cosine and tangent, represented in the rectangle triangle, to represent the trigonometric cycle, and to introduce a sequence of activities about transition to students in the high school, through History of Mathematics. Founded in the qualitative approach, the study is based on bibliographical research. To address this issue are discussed some of the advantages and disadvantages of the use of the History of Mathematics in classroom; the history of trigonometry as regards the trigonometric ratios sine, cosine, tangent, there, are addressed some searches about the teaching of trigonometry and Maths History; and as a result of this research, we will present a proposal for a sequence of activities about the transition of the trigonometric ratios sine, cosine, tangent represented in the rectangle triangle, for the representation in the cycle trigonometric trough History of Mathematicspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.titleO ensino da trigonometria e a história da matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estudar como ocorre a transição das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente, representadas no triângulo retângulo, para a representação no ciclo trigonométrico, e apresentar uma sequência de atividades sobre essa transição para alunos do ensino médio, via História da Matemática. Fundamentado na abordagem qualitativa, o trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica. Para abordar tal questão são discutidas algumas das vantagens e desvantagens do uso da História da Matemática em sala de aula; a história da trigonometria no que concerne às razões trigonométricas seno, cosseno e tangente; são abordadas algumas pesquisas sobre o ensino de trigonometria e a História da Matemática; e como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de sequência de atividades sobre a transição das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente representadas no triângulo retângulo, para a representação no ciclo trigonométrico via História da Matemática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Angelita Minetto
dc.contributor.referee1Araújo, Angelita Minetto
dc.contributor.referee2Araújo, Angelita Minetto
dc.contributor.referee3Araújo, Angelita Minetto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2015_2_04.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.