Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Cristine Tokarski
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:21Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:21Z-
dc.date.issued2018-07-06
dc.identifier.citationLIMA, Cristine Tokarski. Arte e impressora 3D no ensino de matemática. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9041-
dc.description.abstractThis research work approaches the art and the printer 3D in the Teaching of Mathematics, focusing the creativity, the aesthetic sense and the technical knowledge, presents so much in a work of art or object, as in the mathematics and his/her teaching. The objective was to investigate possibilities of exploration of the art, associated to the technological resource of the printer 3D, in the Teaching of Mathematics. For that, they were explored works of art that bring mathematical elements and artists that use mathematics to create his/her art. Taking the pyramid as mathematical object of study and inspiration, for his/her prominence in the history, in the mathematics and in the art, he/she told himself the process of development of a three-dimensional object, from the creation to the impression of this in the printer 3D. The characterization of the object, the retreat of the elements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática na artept_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectImpressão tridimensionalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics in artpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectThree-dimensional printingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleArte e impressora 3D no ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternative3D art and printer in mathematics theachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa aborda a arte e a impressora 3D no Ensino de Matemática, focando a criatividade, o senso estético e o conhecimento técnico, presentes tanto em uma obra de arte ou objeto, como na matemática e seu ensino. O objetivo foi investigar possibilidades de exploração da arte, associada ao recurso tecnológico da impressora 3D, no Ensino de Matemática. Para isso, foram exploradas obras de arte que trazem elementos matemáticos e artistas que utilizam matemática para criar a sua arte. Tomando a pirâmide como objeto matemático de estudo e inspiração, pelo seu destaque na história, na matemática e na arte, relatou-se o processo de desenvolvimento de um objeto tridimensional, desde a criação até a impressão deste na impressora 3D. A caracterização do objeto, a retirada dos elementos matemáticos e a diversidade de cálculos realizados, provindos deste modelo, visam novos elementos que possam auxiliar no Ensino de Matemática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Negrelli, Leônia Gabardo
dc.contributor.referee1Negrelli, Leônia Gabardo
dc.contributor.referee2Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.referee3Estephan, Violeta Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2018_1_01.pdf59,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.