Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9037
Título: | Atividade orientadora de ensino e a análise didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de estatística |
Título(s) alternativo(s): | Teaching guide activity and didactical analysis: theorical foundations for the debate on statistics teaching situations |
Autor(es): | Fabri, Gabriel José Cavassin |
Orientador(es): | Panossian, Maria Lucia |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Educação - Metodologia Estatística - Estudo e ensino Professores - Formação Matemática Teaching - Methodology Education - Methodology Statistics - Study and teaching Teachers, Training of Mathematics |
Data do documento: | 12-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FABRI, Gabriel José Cavassin. Atividade orientadora de ensino e a análise didática: fundamentos teóricos para o debate sobre situações de ensino de estatística. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho possui o objetivo de apresentar possibilidades de análise de situações de ensino de estatística baseando-se em duas linhas teórico-metodológicas: Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e Análise Didática (AD). Para o alcance desse, utilizou-se dos passos propostos da Análise de conteúdo para compor sínteses da AOE e da AD, de forma a reconhecer parâmetros que pudessem ser utilizados para análise das propostas presentes no livro paradidático “Pra que Serve – Estatística?”, sendo esses parâmetros as relações sobre o papel do conceito e o papel do professor. Também é apresentado um levantamento bibliográfico com base em artigos publicados em periódicos na área de ensino de estatística, para reconhecer quais são os aspectos aparentes dentro dessas produções e como este trabalho se conecta ao que vem sendo produzido. Dentre os resultados alcançados pode-se reconhecer a produção de uma alternativa de análise conjunta com essas bases teórico-metodológicas e também a produção de quadros de análise dos capítulos do livro paradidático. |
Abstract: | The present research aims to demonstrate some possibilities to analysis statistical teaching situations based on two theoretical-methodological lines: Teaching Guide Activity (TGA) and Didactical Analysis (DA). To achieve this goal, the proposed Content Analysis steps was used for produced synthesis about TGA and DA, to recognized parameter that could be used for the analysis of that proposals present in the book “Pra que serve? – Estatística?”, these parameters are the relation between the role of the concept and the role of teacher. A bibliographical survey is also presents based on articles published in journals in the field of statistical teaching, to recognize what are the most apparent aspects within these productions and how this work connects to what has been produced. Among the results achieved, can recognize it the production of joint analysis alternative with these theoretical-methodological bases, also the production of the analysis tables of chapters of the paradidactical book. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9037 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COMAT_2018_2_03.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.