Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Camila Ehrat
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:10Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:10Z-
dc.date.issued2017-06-27
dc.identifier.citationDIAS, Camilla Ehrat. Matemática para cegos uma possibilidade no ensino de polinômios. 2017. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9030-
dc.description.abstractThis research aims to recognize the capacities and limitations of the teacher's action having as objective the allocation of concepts of polynomials by blind students in the regular classroom. To do so, it presents a legislative history on the subject and discussions about the role of the teacher in relation to inclusion classrooms. Unusual methods, instruments of communication and writing are presented, all of them can be used by visually impaired people. There are also different concrete materials currently commercialized that are used in the teachinglearning process of certain mathematical contents and they can be used with blind students. We present some teachers’ reports regarding the work with manageable materials in the teaching process of blind students, they were registered by means of works and researches of the area and also a report by the undergraduate student about the organization of the education of notions of statistics for visually impaired people put into a regular classroom. This work is accomplished by describing the elaboration and analysis of a teaching sequence for the development of algebraic notions related to polynomials, as well as their operations, using a specially-made material for this stage. This research highlights the need to understand the characteristics of visually impaired students, the use of instruments that enhance their learning, as well as the role of the teacher in relation to the organization of teaching, particularly in the knowledge of the teacher about the material in use and the didactic with the class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPolynomialspt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleMatemática para cegos: uma possibilidade no ensino de polinômiospt_BR
dc.title.alternativeMathematics for the blind: a possibility in teaching polynomialspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo reconhecer as potencialidades e limitações de ação do professor visando à apropriação de noções de polinômios por estudantes cegos em sala de aula regular. Para tanto, apresenta um histórico legislativo a respeito do tema e discussões sobre o papel do professor frente a turmas de inclusão. São apresentados diferentes modos e instrumentos de comunicação e escrita que podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual. Apresentam-se ainda diferentes materiais concretos comercializados atualmente que são utilizados no ensinoaprendizagem de determinados conteúdos matemáticos e que podem ser utilizados também com alunos cegos. São apresentados relatos de professores referentes ao trabalho com materiais manipuláveis no ensino de educandos cegos, registrados por meios de trabalhos e pesquisas da área e também um relato da própria licencianda na organização do ensino de noções de estatística para deficientes visuais inseridos em sala de aula regular. Este trabalho é concretizado com a descrição da elaboração e análise de uma sequência de ensino para o desenvolvimento de noções algébricas relacionadas a polinômios, bem como suas operações, utilizando um material especialmente criado para esta etapa. Desta forma, destaca-se neste trabalho de conclusão de curso a necessidade de compreensão das características dos alunos cegos, bem como de instrumentos que potencializem sua aprendizagem, e também o papel do professor em relação à organização do ensino, no que se refere ao conhecimento específico, o material utilizado e a dinâmica com a turma.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee1Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee2Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.referee3Banin, Edna Sakon
dc.contributor.referee4Estephan, Violeta Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2017_1_02.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.