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Título: A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca
Autor(es): Oliveira, Gisele Paixão de
Orientador(es): Gomes, Maria Lúcia de Castro
Palavras-chave: Fonologia
Língua inglesa - Pronúncia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Phonology
English language - Pronunciation
Language and languages - Study and teaching
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Gisele Paixão de. A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho busca descrever e analisar as fricativas [s] e [z] em posição de coda silábica bem como a duração das vogais que as antecedem. Para tanto foram selecionados quinze informantes em três níveis de proficiência (básico, intermediário e avançado) os quais foram gravados durante a produção de doze pares mínimos monossilábicos inseridos em sentenças veículo. Os dados obtidos foram submetidos à análise acústica e estatística com a finalidade de verificar se os participantes fazem transferência dos padrões de pronúncia da língua materna para a língua alvo ou se utilizam as regras de pronúncia em Língua Inglesa. Os resultados obtidos foram analisados com base nos pressupostos teóricos da fonologia de uso (BYBEE, 2001) e sob a perspectiva do inglês como língua franca (JENKINS, 2000; 2007).
Abstract: This research aims to describe and analyze the fricatives [s] and [z] in coda position as well as the duration of the previous vowels. Based on that, fifteen participants in three different proficiency levels (basic, intermediate and advanced) who had the production of twelve monosyllabic minimal pairs inserted in vehicle sentences were recorded. The data were submitted to acoustic and statistical analysis and the objective was to verify if the participants transferred the mother language pronunciation patterns to the target language or if they made use of the English pronunciation rules. The results were analyzed under the perspective of the Usage-based Phonology (Bybee, 2001) and English as a Lingua Franca (Jenkins, 2000; 2007).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9021
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