Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9018
Título: | Processo de letramento escolar no ensino médio: entre a teoria e a prática |
Autor(es): | Callegari, Ana Júlia de Siqueira |
Orientador(es): | Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
Palavras-chave: | Letramento Linguagem e educação Leitura - Desenvolvimento Literacies Language and education Development reading |
Data do documento: | 26-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CALLEGARI, Ana Júlia de Siqueira. Processo de letramento escolar no ensino médio: entre a teoria e a prática. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar o processo de letramento no Ensino Médio, ou seja, buscar identificar o nível de letramento de alunos concluintes do ciclo de Educação Básica. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura acerca dos processos de letramento no ensino de Língua Portuguesa, assim como o estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares do Paraná para verificar as orientações legais sobre o assunto. Para a investigação, foram desenvolvidos e aplicados instrumentos de coleta de dados para análise. Os instrumentos analisados foram: questionários e propostas de produção textual dos alunos. A partir do material coletado e da leitura dos documentos oficiais, foi realizada a comparação do que é proposto nos documentos oficiais com as informações coletadas na turma alvo. A comparação evidenciou diferenças entre a prática pedagógica e as orientações legais previamente estudadas. Ao final da pesquisa e do trabalho com os gêneros escolares em sala de aula, foi constatado um avanço nas produções textuais dos alunos. |
Abstract: | This Working End of Course aims to investigate the process of literacy in High School, it seek to identify the level of literacy of students graduating from basic education cycle. For this, a literature review of the processes of literacy in teaching Portuguese was performed, as well as the study of the National Curriculum Guidelines and the Paraná Curriculum Guidelines to verify the legal guidelines on the subject. For research, were developed and applied instruments to collect data for analysis. The instruments were questionnaires and textual production from the students. From the collected material and the reading of official documents, the comparison of what is proposed in the official documents with the information collected in the target class was held. The comparison showed differences between pedagogical practice and the legal advice previously studied. At the end of the research and work with school genres in the classroom, it was found an improvement in students' textual productions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9018 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_ 2013_2_01.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.