Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9004
Título: | Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame |
Autor(es): | Mendonça, Ester Machna de |
Orientador(es): | Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
Palavras-chave: | Compreensão na leitura Leitura Redação acadêmica Reading comprehension Reading Academic writing |
Data do documento: | 24-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MENDONÇA, Ester Machna de. Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar as habilidades de leitura requeridas para a realização da prova de Compreensão e Produção de Texto da Universidade Federal do Paraná, bem como investigar as concepções de leitura subjacentes a tais provas, a fim de comparar o proposto nos PCNS ao exigido nelas em relação à proficiência de leitura. O corpus será composto de um triênio de provas, dos últimos três anos, totalizando quinze propostas de redação. Para estabelecer reflexões teóricas que subsidiem a análise dos dados, os trabalhos de Kleiman (1989; 2004; 2012), Jurado & Rojo (2006) e Rojo (2009), por tratarem da leitura dentro da perspectiva sociointeracionista, serão de fundamental importância. Espera-se que esta pesquisa possa ampliar as discussões sobre a relação existente entre o proposto nos documentos oficiais no que se refere ao ensino da leitura e a efetiva utilização desses conhecimentos em momentos de avaliação. |
Abstract: | The importance acquired by vestibular (university entrance examinations) draws attention to the skills required from the candidates who take the exam. The present study aims to identify the reading skills required by the Federal University of Paraná in its Reading and Writing examination. Also, it investigates the underlying conceptions of reading in the tests, in order to compare the PCN propositions to the requirements on the tests in relation to reading proficiency. The corpus analyzed is composed of a triennium of tests, which sums up to fifteen writing propositions. To establish theoretical reflections that support data analysis, Kleiman’s (2004a, 2004b, 2012), Jurado & Rojo’s (2006) and Rojo’s (2009) studies are of fundamental importance, once they deal with reading within the socio-interactionist perspective. It is expected that this research will broaden the discussion about the relationship between what is proposed in the official documents on the teaching of reading and the effective use of this knowledge in evaluations. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9004 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_ 2013_2_03.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.