Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaheli, Yohana Diel
dc.date.accessioned2020-11-11T18:38:18Z-
dc.date.available2020-11-11T18:38:18Z-
dc.date.issued2013-09-25
dc.identifier.citationSAHELI, Yohana Diel. A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9002-
dc.description.abstractThis extended paper aimed at observing how the affective aspects are discursivized by the Elementary school Portuguese Language teachers. To do so, the research had as epistemic basis on the theory of affectivity by Henri Wallon (2007) and the concepts on utterance and its axiological horizon by The Bakhtin Circle ([1979]2003, [1929]2006). For this study, it was interviewed four Portuguese Language teachers. Two of them also produced a written recording of selected memories on the affective dimension of the teaching-learning process. The results of the analysis point to the discourse of affectivity as a positive aspect of teachinglearning process, what evinces the assimilation of the common sense discourse reuttered by the teachers. On the other hand, the utterances show a negative valuation of affectivity when the discourse regarding professional attitude permeate the teachers discourse.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subjectElementary school teacherspt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectAffect (Psychology)pt_BR
dc.titleA afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comumpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso objetivou observar como os aspectos afetivos são discursivizados por professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para tal estudo, tomamos como aporte epistemológico a teoria acerca da afetividade de Henri Wallon (2007) e os conceitos sobre o enunciado e seu horizonte axiológico do Círculo de Bakhtin ([1979]2003, [1929]2006). O estudo tem caráter qualitativo interpretativista e teve a participação de quatro professoras de língua portuguesa. Desse modo, os dados analisados constituem-se de quatro entrevistas com professores de língua portuguesa e dois memoriais escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados da análise dos dados apontam para a discursivização da concepção de afetividade como aspecto positivo, o que mostra a assimilação do discurso do senso comum, reenunciados pelas professoras. Por outro lado, os enunciados mostraram uma valoração negativa da dimensão afetiva do processo de ensinoaprendizagem quando o discurso do profissionalismo permeia o discurso das professoras.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rohling, Nívea
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2013_1_12.pdf591,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.