Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9001
Título: | "Between the inward impulse and the outward fact": tragedy in George Eliot's The Mill on the Floss |
Autor(es): | Rossini, Carolina Laurino |
Orientador(es): | Donada, Jaqueline Bohn |
Palavras-chave: | Teatro grego (Tragédia) Tragédia Eliot, George |d 1819-1880 Literatura inglesa Greek drama (Tragedy) Tragedy Eliot, George |d 1819-1880 English literature |
Data do documento: | 27-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ROSSINI, Carolina Laurino. "Between the inward impulse and the outward fact": tragedy in George Eliot's The Mill on the Floss. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Dilemas morais, simpatia nas relações humanas e senso de responsabilidade são temas centrais que permeiam a obra de George Eliot. O interesse da autora nesses temas a levaram a encontrar na ideia da tragédia um meio de expressão artística compatível com suas preocupações morais e estéticas. O seguinte trabalho está inserido na área de Literatura Inglesa e tem por objetivo investigar como o romance The Mill on the Floss ([1860]2012) de George Eliot apresenta uma modernização do conceito Grego clássico de tragédia. Com base nas leituras de Aristóteles (2013) e Eliot (1990a), analisamos de que modo a escritora incorpora e moderniza o conceito Grego clássico de tragédia na obra e em que medida a protagonista, Maggie Tulliver, pode ser considerada uma heroina trágica. Por meio do estudo do aspecto trágico do romance, pode-se observar que Eliot abandona os elementos formais da tragédia aristotélica mas mantém sua essência. A escritora também redefine o conceito de herói trágico: Eliot retira a tragédia do domínio dos reis e dos deuses e a concede aos homens comuns. |
Abstract: | Moral dilemmas, human sympathy and sense of duty are the central themes that pervade George Eliot's oeuvre. Her interest in these issues led her to find in the idea of tragedy a suitable means of artistic expression for her moral and aesthetic concerns. The present work lies in the area of English Literature and aims at investigating how George Eliot's novel The Mill on the Floss ([1860]2012) brings about a modernization of the classic Greek concept of tragedy. Based on the readings of Aristotle (2013) and Eliot (1990a), we analyse how the writer incorporates and modernizes the concept of tragedy in her novel and in which ways the protagonist, Maggie Tulliver, can be considered a tragic heroine. Through the study of the tragic aspect of her novel, it is noticeable that Eliot departs from the formal elements of the Aristotelian tragedy but keeps its essence. The novelist also redefines the concept of the tragic hero: she wrests tragedy from the sphere of kings and gods and places it among the ordinary people. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9001 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_2015_2_04.pdf | 676,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.