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dc.creatorOliveira, Fernanda Alves de
dc.date.accessioned2020-11-11T18:37:45Z-
dc.date.available2020-11-11T18:37:45Z-
dc.date.issued2013-09-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernanda Alves de. Análise da organização aspectual em textos escritos por alunos surdos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8991-
dc.description.abstractThis work aims to show the results of a study about the use of written Portuguese by deaf students, focusing on the analyses on the aspectual organization in narrative texts produced by these students. For this purpose, we will consider the written Portuguese as a second language for the Brazilian deaf students. We adopted theoretical concepts concerning the formation of interlanguage in second language acquisition, according to Jake (1998) and White (2003), as well as the theoretical concept of the aspectual class in Portuguese, according to Castilho (1968) and Comrie (1976), and in sign language, according to Finau (2004) and Silva (2010). The corpus for the data analyses consisted of written texts of the narrative genre produced by deaf students who are in the 7th, 8th and 9th grades of a public elementary school, complemented by a questionnaire that aimed to outline the main characteristics of the students. The results show, in general, that the later acquisition of Libras by deaf students influenced the student’s development of written Portuguese. At the same time, they point to the formation of interlanguage in the process of acquisition of written Portuguese, in order to fill in lacks in the target language.In relation to aspectual organization, we realize that the majority of participants used the imperfective aspectual category in Portuguese, demonstrating knowledge about this structure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectSurdos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectSecond language acquisitionpt_BR
dc.subjectDeaf - Educationpt_BR
dc.subjectDeaf - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.titleAnálise da organização aspectual em textos escritos por alunos surdospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do português escrito por surdos, focando na análise do emprego da categoria aspectual em textos de base narrativa. Para tal estudo, consideramos o português escrito como segunda língua para os surdos brasileiros e, por isso, tomamos como aporte teórico os conceitos acerca da formação de interlíngua no processo de aquisição de segunda língua de acordo com Jake (1998) e White (2003), como também a conceituação da categoria aspectual na língua portuguesa conforme Castilho (1968) e Comrie (1976) e em Libras segundo Finau (2004) e Silva (2010). O corpus da pesquisa consiste de produções escritas do gênero narrativo elaborados por alunos surdos do 7°, 8° e 9° ano do ensino fundamental, complementados por um questionário que visa traçar o perfil do informante. Os resultados da análise apontaram, em sua maioria, para a influência da aprendizagem tardia em Libras no desenvolvimento dos alunos, como também a formação da interlíngua no processo de aquisição de segunda língua a fim de preencher lacunas no seu conhecimento da língua alvo. Quanto a organização aspectual, percebemos que a maioria dos informantes fizeram uso da categoria aspectual imperfectiva do português, demonstrando conhecimento acerca dessa estrutura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Finau, Rossana Aparecida
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
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