Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8987
Título: | Ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental: um estudo de crenças |
Autor(es): | Santos, Caroline da Silva Fermino, Meryellen Andressa |
Orientador(es): | Retorta, Miriam Sester |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Língua inglesa Linguagem e línguas - Estudo e ensino Língua inglesa (Ensino fundamental) Applied linguistics English language Language and languages - Study and teaching |
Data do documento: | 22-Abr-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Caroline da Silva; FERMINO, Meryellen Andressa. Ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental: um estudo de crenças. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
Resumo: | Sob a ótica do estudo de crenças acerca da aprendizagem de línguas, sobretudo no que tange o contexto do ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI), este projeto objetiva investigar e interpretar as crenças de alunos, tanto da escola pública quanto da privada, em relação ao processo de ensino-aprendizagem de LI. Ademais, observamos de que forma essas crenças contribuem/influenciam no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, apoiamo-nos nos artigos presentes em SILVA (2010 e 2011) e nos estudos de Barcelos (1995, 2001, 2004, 2006). A pesquisa emprega ainda, como meio de coleta de dados, a aplicação de questionário. Por fim, analisamos os dados e interpretarmos os discursos atrelados a essas crenças, e as implicações delas na aprendizagem da LI. |
Abstract: | Based on the perspective of the study of beliefs about language learning, particularly considering the context of the teaching/learning of English, this research aims to investigate and interpret the beliefs of students from public and private schools from Curitiba. Furthermore, this project proposes observing how the students’ beliefs contribute/influence the process of learning. For this purpose, this work is primarily based on the studies of Barcelos (1995, 2001, 2004, 2006) and Silva (2010, 2011). A questionnaire and an interview are administered as a source of data collection for the present project. Finally, the analysis of the data and interpretations of the students’ speeches will be associated with the beliefs and the implications they cause in language learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8987 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_2012_2_03.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.