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Título: Uma análise diacrônica do verbo ir e suas diferentes significações no português do Brasil
Autor(es): Strogenski, Maria José Ferreira
Orientador(es): Strogenski, Paulo Juarez Rueda
Palavras-chave: Análise linguística - Verbos
Língua portuguesa - Verbos
Sociolinguística
Linguistic analysis (Linguistics) - Verb
Portuguese language - Verb
Sociolinguistics
Data do documento: 25-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: STROGENSKI, Maria José Ferreira. Uma análise diacrônica do verbo ir e suas diferentes significações no português do Brasil. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este é um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o percurso do verbo ir ao longo da história do Português. Está fundamentado na Teoria Sociolingüística Variacionista, sob a perspectiva da Mudança Linguística e baseado nas ideias de Hopper e Traugott, especificamente na obra dos autores, Gramaticalization. A metodologia adotada prevê um trabalho diacrônico, através do qual verificar‐se‐ão as diferentes significações do verbo ir na história do Português, após o romanço, em contextos morfossintáticos. Espera‐se descobrir que características e significações o verbo apresentou para se estabelecer como um auxiliar de futuro.
Abstract: The purpose of this study is to investigate the verb to go over the history of the Portuguese language. The initial hypothesis is that it is possible to demonstrate the changing aspects of the verb in its history. It is based on the Variation Sociolinguistics Theory, from perspective of Linguistic Change and based on ideas of Traugott & Hopper (1993). The approach traces the history of linguistic changes through a diachronic viewpoint study, which occurs through the different meanings of the verb to go in the history of Portuguese since romanço. Examples of the verb to go during centuries are presented as well as an analysis of Morpho‐Syntatics contexts. The results have shown that it is possible to study the grammaticalization process of this in a diachronic study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8981
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