Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Joelza Aparecida Vernick de
dc.date.accessioned2020-11-11T18:37:11Z-
dc.date.available2020-11-11T18:37:11Z-
dc.date.issued2013-04-22
dc.identifier.citationANDRADE, Joelza Aparecida Vernick de. O ensino e aprendizagem de PFOL: uma pesquisa abordando as crenças de docentes e discentes na UTFPR. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8980-
dc.description.abstractThis study falls within the coverage area of Applied Linguistics and aimed at researching and analyzing the beliefs of teachers and students of Portuguese for Speakers of Other Languages about the role of the teacher in the process of teaching and learning Portuguese in the context of immersion. This research was developed in Curitiba, more specifically in a course of PFOL at UTFPR. We took as foundation studies of Barcelos (2001) about beliefs and language teaching and we applied questionnaires to participants based in Richards & Lockhart (2008). For the interpretation of the results we confronted beliefs of teachers and students in relation to PFOL teaching and learning, giving thus a qualitative aspect to the work. Thus, we realize that the teacher is seen, among other things, as a facilitator of learning. This emphasizes the importance of critical reflection about actions taken in the field of teaching and learning and about the acquisition of the language in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teaching - Foreign speakerspt_BR
dc.titleO ensino e aprendizagem de PFOL: uma pesquisa abordando as crenças de docentes e discentes na UTFPRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se na área de abrangência da Linguística Aplicada e teve como objetivo pesquisar e analisar as crenças de docentes e discentes de Português para Falantes de Outras Línguas acerca do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa em contexto de imersão. Essa pesquisa foi desenvolvida em Curitiba, mais especificamente no curso de PFOL da UTFPR. Tomamos como fundamentação teórica os estudos de Barcelos (2001) sobre crenças e ensino de línguas e aplicamos aos participantes questionários baseados em Richards & Lockhart (2008). Também fizemos observações das aulas e atuamos como docentes. Para a interpretação dos resultados confrontamos as crenças de professores e alunos em relação ao papel do professor no processo de ensino e aprendizagem de PFOL, com base nos estudos linguísticos da área, conferindo, dessa forma, um aspecto qualitativo ao trabalho. Com isso, observamos que o docente é visto, dentre outras coisas, como um facilitador do aprendizado. Isso salienta a importância da reflexão crítica quanto às ações praticadas no campo de ensino e aprendizagem e à aquisição da língua em questão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Becker, Marcia Regina
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2012_2_04.pdf845,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.