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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8974
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Torres, Marília Camponogara | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:36:54Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-05 | |
dc.identifier.citation | TORRES, Marília Camponogara. Evolução da percepção das vogais anteriores /I/ e /i/ e posteriores /U/ e /u/ por acadêmicos do curso de Letras português – inglês da UTFPR. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8974 | - |
dc.description.abstract | Nowadays, English is seen as an international language, that is, it focuses on communication between non-native speakers. In this sense, intelligibility is a basic concept. Starting from this, Flege (1995) asserts that during second language acquisition, students perceive sounds of the L2 as new or similar sounds, systematizing them, respectively, into new or existing categories in the L1. Based on this statement and on the Lingua Franca Core (Jenkins, 2000), this study aims to determine how the perception of the distinction between front vowels /I-i/ and back vowels /U-u/ evolve in the interlanguage of Brazilian learners of English. Specific subjects were those enrolled in Basic English and those who have already studied Advanced English in Letras Português – Inglês at UTFPR, campus Curitiba. In order to test participants‟ perception of these vowels, two tests were created: discriminatory and simple identification tests, based on the classification of Beddor & Gottfried (1995). The first perception test of both groups of participants showed a similar performance to distinguish between different sounds. However, the second showed an increasing percentage in the rates of correct categorization of the back vowels, especially the vowel /u/, while in the front vowels, the perception remained mostly constant for both levels. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Vogais | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Vogais | pt_BR |
dc.subject | Second language acquisition | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Vowels | pt_BR |
dc.subject | English language - Vowels | pt_BR |
dc.title | Evolução da percepção das vogais anteriores /I/ e /i/ e posteriores /U/ e /u/ por acadêmicos do curso de Letras português – inglês da UTFPR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Língua Inglesa, atualmente, é vista como língua internacional, ou seja, focaliza-se na comunicação entre falantes não-nativos. A inteligibilidade, nesse sentido, é um conceito básico. A partir desses pressupostos, Flege (1995) defende que durante a aquisição de uma segunda língua, os estudantes, a partir de sua língua materna, percebem os sons da língua-alvo como novos ou similares, sistematizando-os, respectivamente, em novas categorias ou em categorias já existentes na L1. Baseando-se nessa afirmação e tendo em vista os traços linguísticos pertencentes ao núcleo pedagógico de inteligibilidade (Jenkins, 2000), este trabalho objetivou verificar como a percepção da distinção entre as vogais simples anteriores /I-i/ e posteriores /U-u/ evoluem na interlíngua de aprendizes da Língua Inglesa que tem o Português Brasileiro como língua materna. Para isso, consideraram-se como informantes os alunos matriculados na disciplina Inglês Básico e aqueles que já cursaram o nível Avançado do curso de Letras Português – Inglês da UTFPR, câmpus Curitiba. A fim de testar a percepção dos participantes acerca dessas vogais, foram criados dois testes: um teste discriminatório e um teste de identificação simples, baseados na classificação de Beddor & Gottfried (1995). Como resultados, verificou-se que no primeiro teste de percepção, ambos os grupos de informantes demonstraram um bom desempenho na distinção entre sons iguais e diferentes. Todavia, no segundo, houve um aumento porcentual nas taxas de categorizações corretas para as vogais posteriores, principalmente da vogal /u/, enquanto que os acertos para as vogais anteriores permaneceram mais constantes para ambos os níveis. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Becker, Marcia Regina | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Licenciatura em Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
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