Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Velho, Francianne dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:36:41Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:36:41Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-04 | |
dc.identifier.citation | VELHO, Francianne dos Santos. Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8969 | - |
dc.description.abstract | Following the presupposition of French Discourse Analysis, especially, Foucault’s theories, this study proposes to demonstrate, from the procedures for controlling and delimiting discourses, how the media discourses reaffirm and determine a legitimate language conception to be taught at school and accepted by society. To do so, the Brazilian media discourse will be analyzed, produced specifically in May and June 2011, concerning the polemic of the textbook Por uma vida melhor. The media sphere widely published the perspective that the textbook would teach “incorrect Portuguese” due to its presentation of linguistic variation. Accordingly, to comprehend how the media exercises power in the delimitation of meaning by using a game of forgetfulness and evidences. Coercion systems will be investigated and some multimodal text samples of Brazilian television programs that circulated in this polemic will be analyzed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Telejornalismo | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Television broadcasting news | pt_BR |
dc.title | Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Seguindo os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, em especial as teorias de Michel Foucault, este estudo propõe demonstrar, a partir dos procedimentos de controle e delimitação dos discursos, como o discurso jornalístico televisivo reafirma e determina uma concepção de língua legitimada para ser ensinada na escola e aceita pela sociedade. Para isso, serão investigados os discursos que circularam na mídia brasileira, nos meses de maio e junho de 2011, em relação à polêmica acerca do livro didático Por uma vida melhor. A problemática amplamente divulgada pela esfera midiática girou em torno da afirmação de que por meio deste estar-se-ia ensinando aos alunos “o português errado”, visto que ele apresenta discussões referentes às variações linguísticas. Deste modo, para compreender como a mídia exerce poder na delimitação de sentidos a respeito da concepção de língua e do ensino de Língua Portuguesa e cria poucos direcionamentos no modo de significar os fatos a partir de um jogo de esquecimentos e evidências, serão analisados os sistemas de coerção internos, externos e de rarefação dos sujeitos que falam, do discurso foucaultianos – interdição, separação/rejeição, vontade de verdade, comentário, autor, disciplina, ritual, sociedades do discurso, doutrina e apropriação social dos discursos – presentes em textos multimodais de importantes programas da televisão brasileira que transitaram no período da referida polêmica, a saber, os jornais Bom dia Brasil e Jornal Nacional, da Rede Globo, e do programa jornalístico humorístico CQC, da Rede Bandeirantes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adriana Cabral dos | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Licenciatura em Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COLET_2012_1_03.pdf | 656,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.