Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBenatti, Juliana Candido Lara Benatti
dc.date.accessioned2020-11-11T18:36:32Z-
dc.date.available2020-11-11T18:36:32Z-
dc.date.issued2017-11-20
dc.identifier.citationBENATTI, Juliana Candido Lara. Os objetos educacionais digitais em linguagem e interação: avanços, permanências ou retrocessos?. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8966-
dc.description.abstractThis work analyzes the Digital Learning Objects that accompany the didactic collection Linguagem e Interação, indicated to high school 2018- 2020, via the National Textbook Plan. This digital material, according to the literature, can subsidize the native language lessons from the pedagogy of multiliteracy in substitution of traditional teaching practices. In order to do so, we carried out researches of documentary nature (official teaching documents) and bibliographical (LEFFA, 2006, ANTUNES, 2007, MARCUSCHI, 2008, DIONÍSIO 2011, 2014, ROJO, 2012, 2013, 2017, among others). Then, the Learning Objects were analyzed, comparing them to the theoretical foundation. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills with a view to multilearning. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as native language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducação digital e aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLetramento na internetpt_BR
dc.subjectNative language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectDigital education and learningpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectInternet literacypt_BR
dc.titleOs objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos?pt_BR
dc.title.alternativeDigital learning objects in Linguagem e Interação: advances, stays or setbacks?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018- 2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Esse material digital, segundo a literatura, pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andréia Rutiquewiski
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia Rutiquewiski
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Pereira da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Licenciatura em Letras Português e Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2017_2_01.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.