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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8951
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Slugovieski, Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:35:53Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:35:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-08 | |
dc.identifier.citation | SLUGOVIESKI, Cristiane. Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação. 2018. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8951 | - |
dc.description.abstract | This work intends to analyze the relevance of learning objects (LO) for Portuguese Language teaching, more precisely, on the subject punctuation. In order to do so, four LO focused on the theme and available on the Internet are qualitatively evaluated. The importance of this research is due to the increased use of these technological resources in the school environment. The research is based on LO concepts postulated by Angulo et al (2006), and considers the essential characteristics in a LO stated by Leffa (2006). Firstly, it is performed a brief retrospective of the history of punctuation, according to Rocha (1997). It is also discussed the use of punctuation, by Dahlet (2006), and its presentation in the school context, by Ferreiro (1996). Therefore, the analysis of each object is divided into two parts: conceptual aspects and linguistic aspects. Regarding conceptual aspects, the objective is to verify if LO characteristics correspond to definitions of the aforementioned theorists and to categories established by Carvalho (2017). In relation to linguistic aspects, each LO is studied considering its conception of language, its concept of punctuation and its adequacy to the grammatical prescription, based on directions of the official documents for education. In addition, LO punctuation contents are confronted with a traditional grammar by Bechara (2009), as well as with a descriptive grammar by Perini (2005). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Pontuação | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Punctuation | pt_BR |
dc.subject | Linguistics | pt_BR |
dc.title | Objetos de aprendizagem digitais em língua portuguesa: uma análise de sua pertinência no ensino e aprendizagem de pontuação | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital learning objects in portuguese language: an analysis of their relevance in teaching and learning of punctuation | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende analisar a pertinência de objetos de aprendizagem (OAs) para o ensino de Língua Portuguesa, mais precisamente para o conteúdo referente à pontuação. Para tanto, são avaliados qualitativamente quatro OAs voltados ao tema, disponíveis na Internet. A importância dessa investigação se dá pelo aumento do emprego desses recursos tecnológicos no ambiente escolar. A investigação parte dos conceitos de OA postulados por Angulo et al (2006), e considera as características essenciais de um OA definidas por Leffa (2006). Inicialmente, realiza-se uma breve retrospectiva da história da pontuação a partir de Rocha (1997), bem como seu uso, por Dahlet (2006), e sua apresentação no contexto escolar, por Ferreiro (1996). Em seguida, a análise empreendida é dividida em duas partes: dos aspectos conceituais e dos aspectos linguísticos. Com relação aos aspectos conceituais, verifica-se se suas características correspondem ao esperado de um OA, tendo como base as definições dos teóricos já citados, além de considerar as categorias estabelecidas por Carvalho (2017). Na segunda parte, são estudadas a concepção de língua, a concepção de pontuação e a adequação à prescrição gramatical dos objetos, partindo dos direcionamentos dos documentos oficiais para educação. Além disso, os OAs têm suas propostas para o conteúdo sobre pontuação confrontados com ambas as gramáticas normativa e descritiva do português brasileiro, dos autores Bechara (2009) e Perini (2005), respectivamente. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Paula Ávila | |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Paula Ávila | |
dc.contributor.referee2 | Finau, Rossana Aparecida | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Luciana Pereira da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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