Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVoloxki, Lorize de Fátima
dc.date.accessioned2020-11-11T18:35:31Z-
dc.date.available2020-11-11T18:35:31Z-
dc.date.issued2017-06-22
dc.identifier.citationVOLOXKI, Lorize de Fátima. Análise de interações interlocutivas em uma rede social no contexto de ensino a distância. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8942-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of interlocutive interactions in a social network in the context of distance learning. The interactions occurred between a tutor and students of the echnical Course in Real Estate Transactions, post-secondary, in the distance modality, of a Federal Institution in the South of Brazil, a Polo located in the southwest of Paraná. The research data consist of closed-group timeline statements and Social Facebook discussion chats that occurred between February 28, 2015 to October 20, 2015. The interest in this analysis arose from the perception that interactions in the virtual classroom between students and distance tutors occurred more effectively in the social network Facebook when compared to the interactions occurred in the Virtual Learning Environment (AVA) of mentioned course. In this context, the study aimed to analyze the interlocutive interactions between students and tutors, in a context of distance learning, when using a social network (Facebook) to interact in the course, and with that to observe the ways in which these interactions occur with a view to the appropriation of knowledge in the course and, above all, the role of the tool in the enhancement of such interactions in the field of professional training. They also point to probable reasons that make the social network Facebook a space more mobilized/used by students of the course: greater dynamism and ease of access.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectFacebook (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.titleAnálise de interações interlocutivas em uma rede social no contexto de ensino a distânciapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of interlocutive interactions in a social network in the context of distance educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise das interações interlocutivas em uma rede social no contexto de ensino a distância. As interações ocorreram entre uma tutora e estudantes do curso Técnico em Transações Imobiliárias, pós-médio, na modalidade a distância, de uma Instituição Federal do Sul do Brasil, em um Polo localizado no Sudoeste do estado do Paraná. Os dados da pesquisa compõem-se de enunciados da linha do tempo de grupos fechados e de chats de discussão da rede Social Facebook, ocorridos no período de 28 de fevereiro de 2015 a 20 de outubro de 2015. O interesse por essa análise surgiu a partir da percepção de que as interações na aula virtual entre os estudantes e os tutores a distância ocorriam de maneira mais efetiva na rede social Facebook quando comparadas às interações ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do referido curso. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo analisar as interações interlocutivas entre estudantes e tutores, em contexto de ensino a distância, ao fazerem uso de uma rede social (Facebook) para interagirem no curso, e com isso observar os modos como se dão essas interações com vistas à apropriação de conhecimentos no curso e, sobretudo, o papel da ferramenta na potencialização de tais interações no âmbito da formação profissional. Os resultados mostram que as virtualidades são construídas e reconfiguradas pelos sujeitos envolvidos na situação de interação discursiva, mostrando a capacidade dos sujeitos em enxergar novas virtualidades nos recursos existentes extrapolando suas finalidades originais e adaptando-os às novas intenções de uso da linguagem em contextos digitais e formativos. Apontam, também, para prováveis razões que tornam a rede social Facebook um espaço mais mobilizado/utilizado pelos estudantes do curso: maior dinamismo e facilidade de acesso.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rohling, Nivea
dc.contributor.referee1Rohling, Nivea
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Pereira da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2017_1_9.pdf.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.