Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGiri, Mirelle Mussi
dc.date.accessioned2020-11-11T18:35:05Z-
dc.date.available2020-11-11T18:35:05Z-
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.citationGIRI, Mirelle Mussi. Os processos formativos do professor de língua inglesa no curso de letras da UTFPR e no programa idiomas sem fronteiras: a questão da internacionalização do ensino superior. 2016. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8930-
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the issue of the pre-service English teacher education in the undergraduate Modern Languages course of Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, and in the Languages without Borders Program (LwB) regarding the internationalization of higher education, understood as a strategy to adapt to the new challenges and demands imposed by the globalization. It was adopted two procedures for the data collection in this research of descriptive nature: bibliographic and documentary research, and quantitative survey that makes use of a questionnaire as an instrument for data collection. The questionnaire was applied to the students of the undergraduate Modern Languages course of UTFPR regularly enrolled in the subjects of Curricular Practical Training in English Language I, II and III in the second semester of 2016. Its objective was to verify how the teacher education in the course relates to the internationalization of higher education in practice. The results showed that the teacher education developed in the subjects are not articulated with the internationalization of higher education and that LwB could complement the training of its scholar teachers who are undergraduate students of the English - Portuguese Languages course of UTFPR.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectCollege teachingpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.titleOs processos formativos do professor de língua inglesa no curso de letras da UTFPR e no programa idiomas sem fronteiras: a questão da internacionalização do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe pre-service english teacher education in the undergraduate modern languages course of Universidade Tecnológica Federal do Paraná and in the english without borders program: the internationalization of higher education issuept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar a questão dos processos formativos do professor de língua inglesa no curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, e no Programa Federal Idiomas sem Fronteiras (IsF) com relação à internacionalização do ensino superior, entendida como uma estratégia de adaptação aos novos desafios e demandas impostos pela globalização. Esta pesquisa, de natureza descritiva, adotou dois procedimentos para a coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, e levantamento quantitativo por meio de um questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário foi aplicado aos licenciandos do curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês da UTFPR regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório em Língua Inglesa I, II e III no segundo semestre do ano de 2016. Seu objetivo foi verificar como a formação docente do curso se relaciona com a questão da internacionalização do ensino superior na prática. Os resultados mostraram que os processos formativos oportunizados nas disciplinas não se articulam com a internacionalização do ensino superior e que o Programa IsF pode complementar a formação dos professores bolsistas acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês da UTFPRpt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge
dc.contributor.referee1Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge
dc.contributor.referee2Barsotti, Carla
dc.contributor.referee3Retorta, Miriam Sester
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2016_2_04.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.