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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Prolico, Silmara da Silva Cristino | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:35:01Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-22 | |
dc.identifier.citation | PROLICO, Silmara da Silva Cristino. Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8928 | - |
dc.description.abstract | This work is inserted within research activities of the Grupo de Estudos em Linguística Aplicada (GRUPLA) of the Academic Department of Language and Communication (DALIC). Therefore, this study is located within Applied Linguistics field and it aims to analyze the conceptions about evaluation and linguistic analysis that come from the teaching/learning practices of Portuguese language. Data is collected through questionnaires and evaluation instruments - sample written tests, respectively, answered and elaborated by two Portuguese language teachers from primary education at public schools. On one hand, data analysis reveals that teachers are able to distinguish between practice of linguistic analysis and traditional grammar. On the other hand, the analyses of sample written tests disclose that one of the teachers may take on a more conservative stance when it comes to explore the aspects of language; the other teacher seems to be closer to what has been methodologically proposed by the practice of linguistic analysis. Regarding evaluation concepts, teachers explain the questionnaire responses in accordance with formative assessment paradigm in which articulates two inseparable process: to investigate and intervene as stated by Luckesi (2011). Besides that, the analysis of the evaluation instrument composition did not match the conception of evaluation as questioning, reflecting, proposed by Hoffmann (2014). Given such fact, the questions proposed in the instruments do not sufficiently stimulate the ability to reflect in students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Lingüística - Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Gramática comparada e geral - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Linguistics - Research | pt_BR |
dc.subject | Grammar, Comparative and general - Methodology | pt_BR |
dc.title | Concepção de avaliação e análise linguística no ensino e aprendizagem de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho está inserido nas ações de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC). Desse modo, este estudo situa-se na área de Linguística Aplicada e teve como objetivo analisar as concepções de avaliação e de análise linguística evidenciadas nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Os dados de pesquisa constituem-se de respostas a um questionário e instrumentos avaliativos - provas escritas. Ambos, respectivamente, respondidos e elaborados por duas professoras de língua portuguesa do ensino fundamental de escolas públicas. A análise dos dados revelou que as professoras, participantes da pesquisa, discursivizam a distinção entre prática de análise linguística e ensino de gramática tradicional. No entanto, na análise dos instrumentos avaliativos foi possível verificar que uma das professoras apresenta uma postura mais conservadora, ou seja, em que os aspectos da língua são explorados de acordo com o ensino tradicional de gramática. Já a outra professora, por sua vez, apresenta um direcionamento mais próximo do que propõe a prática de análise linguística. No tocante às concepções de avaliação, as professoras discursivizam nas respostas ao questionário uma postura coerente com o paradigma de avaliação formativa em que a avaliação articula dois processos indissociáveis: investigar e intervir, conforme Luckesi (2011). No entanto, a análise da composição do instrumento avaliativo não evidenciou uma concepção de avaliação como problematização e reflexão segundo Hoffmann (2014) tendo em vista que as questões propostas nos instrumentos não estimularam suficientemente a capacidade reflexiva dos estudantes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rohling, Nivea | |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luciana Pereira da | |
dc.contributor.referee2 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - Português Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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