Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAtaide, Dayse Paulino de
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:54Z-
dc.date.available2020-11-11T18:34:54Z-
dc.date.issued2015-06-26
dc.identifier.citationATAIDE, Dayse Paulino de. A leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e prática. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8923-
dc.description.abstractIt is certainly known that researching the importance of Literature in individuals’ educational training is a relevant topic in the language teaching area. This work aims to analyze the role of reading literary texts in high school English classes in Paraná public schools. A bibliographical review of theories which approach Literature as an important ally in individual development as well as in English teaching is done in order to perceive the obstacles which justify the discrepancy in the index of literary reading in relation to a foreign language. A questionnaire designed for high school English teachers in Paraná public schools is also accessed and interpreted. The purpose is to enhance some factors that lead to dislocation between theory and practice, language and Literature. Moreover, a didactical proposal is presented as an attempt to offer an alternative to promote the union of both language and Literature in the learning-teaching in English process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLínguas modernas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLanguages, Modern - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.titleA leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e práticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNão é novidade que a pesquisa sobre a importância da Literatura na formação dos indivíduos é um tópico relevante a ser estudado no ensino de línguas. O presente trabalho visa refletir acerca do papel da leitura de textos literários nas aulas de inglês no Ensino Médio da rede estadual do Paraná. Para tanto, um levantamento bibliográfico de algumas teorias que abordam a Literatura como uma importante aliada na formação do indivíduo e no ensino da língua inglesa é realizado a fim de perceber as barreiras que justificam a defasagem nos índices de leitura literária em relação ao idioma estrangeiro. Após as considerações teóricas, um questionário destinado aos professores de inglês do Ensino Médio da rede estadual do Paraná é analisado, no intuito de levantar possíveis fatores que acarretam na desarticulação entre teoria e prática, língua e Literatura. Finalmente, uma proposta didática é apresentada como uma tentativa de oferecer uma alternativa para promover o encontro da língua com a Literatura no processo de ensino-aprendizagem de inglês.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Donada, Jaqueline Bohn
dc.contributor.referee1DONADA, JAQUELINE BOHN
dc.contributor.referee2BALDIN, FERNANDA DEAH CHICHORRO
dc.contributor.referee3CABREIRA, REGINA HELENA URIAS
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2015_1_01.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.