Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrezze, Flávia Camila Grubisich Schimidt
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:52Z-
dc.date.available2020-11-11T18:34:52Z-
dc.date.issued2015-06-22
dc.identifier.citationFREZZE, Flávia Camila Grubisich Schimidt. A prática docente no processo de ensino- aprendizagem da leitura: um estudo de caso. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8922-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the methodological practices of an elementary school teacher in a public school in Curitiba and in order to achieve that, the theoretical discourses, concepts and public policies that guide her practice are considered. A questionnaire and classroom observations were carried out as means of contrasting her theoretical and practical discourse when it comes to teach reading abilities. This work takes Bakhtin (2006), Kleiman (1995; 2007; 2008), Koch and Elias (2006), Geraldi (1999) whose work explore the concept of language as an interacionist activity, as well as the conception of reading based on such theoretical framework. Moreover, such conceptions then are put into dialogue by confronting the teacher's theoretical discourse and the practice itself. The results indicate a gap between the theoretical and practical discourse of the teacher regarding the perspectives that support maternal language education and consequently such gap may interferes directly in the teaching of reading and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleA prática docente no processo de ensino-aprendizagem da leitura: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching/learning practice of reading: a case studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está inserido na área de Linguística, e tem por objetivo investigar as práticas metodológicas de uma professora do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Curitiba, considerando os discursos teóricos, concepções e políticas públicas que orientam sua prática. Para isso, estabeleceu-se como instrumento de coleta de informações um questionário e a observação de um conjunto de aulas a fim de verificarmos as aproximações e distanciamentos entre discurso teórico e prático. Com base nos textos de Bakhtin (2006), Kleiman (1995; 2007; 2008), Koch e Elias (2006), Geraldi (1999), é explorada a noção de língua como atividade interacionista, assim como a de leitura que se fundamenta nessa concepção para, posteriormente, colocar em diálogo os aspectos teóricos discursivizados pela professora e a própria prática. A análise evidenciou um distanciamento entre o discurso teórico e prático da professora em relação às perspectivas que embasam o ensino atualmente e, consequentemente, essa lacuna interfere na mediação do processo de ensino-aprendizagem da leitura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko
dc.contributor.referee2Rohling, Nívea
dc.contributor.referee3Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programLetras Português-Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2015_1_02.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.