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dc.creatorLopes, Karina Rosse
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:11Z-
dc.date.available2020-11-11T18:34:11Z-
dc.date.issued2014-08-22
dc.identifier.citationLOPES, Karina Rosse. PIBID e inclusão social: carta de reclamação em uma turma de oitavo ano. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8896-
dc.description.abstractThis present paper aims to reflect about the mother tongue teaching-learning through text genres in activities carried out at PIBID with eighth graders from an Elementary School in an urban area in Curitiba. The lesson plan was developed along 19 classes involving the letter of complaint genre which was based in Schneuwly and Dolz (2004), who propose practices through didactic sequences. However, due to Brazilian students’ profiles, it was observed the necessity to make the referred authors’ proposal flexible. Because of that, this EE evaluates the results of a plan whose theoretical basis relied on the Socio-Discursive Interactionism in authors as Bronckart (2012) and text genres in Bazerman (2011). As it is the citizen’s right to complain, via the referred genre, this paper contributes to social inclusion in a broader sense, advocated by Rojo (2010) and Retorta (2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCartaspt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectInteracionismo simbólicopt_BR
dc.subjectLetterspt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectSymbolic interactionismpt_BR
dc.titlePIBID e inclusão social: carta de reclamação em uma turma de oitavo anopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa refletir acerca do ensino-aprendizagem de língua materna por meio de gêneros textuais em atividades realizadas no PIBID em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de um colégio, da região urbana, desta capital. O Plano de trabalho foi desenvolvido em 19 aulas, com o gênero carta de reclamação, e fundamentou-se em Schneuwly e Dolz (2004), que propõem práticas por meio de sequências didáticas. No entanto, por conta do perfil do alunado brasileiro, observou-se a necessidade de flexibilizar a proposta dos referidos autores. Por conta disso, este TCC avalia os resultados do programa realizado por meio da perspectiva teórica do interacionismo sociodiscursivo em autores como Bronckart (2012) e gêneros textuais em Bazerman (2011). Visto ser direito do cidadão reclamar, através do referido gênero, esse trabalho fomenta a inclusão social, defendida por Rojo e Retorta (2012).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Retorta, Miriam Sester
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
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