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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/887
Título: | A mudança de estoque de carbono por transformação da terra e seu uso no inventário de ciclo de vida de produtos de origem renovável: estudo de caso da possível expansão da palma de óleo na Amazônia Legal Brasileira |
Autor(es): | Lange, Marcela Valles |
Orientador(es): | Ugaya, Cássia Maria Lie |
Palavras-chave: | Biodiesel Solo - Uso Desenvolvimento sustentável Ciclo de vida do produto - Avaliação Carbono Engenharia mecânica Biodiesel fuels Land use Sustainable development Product life cicle - Rating of Carbon Mechanical engineering |
Data do documento: | 30-Mai-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LANGE, Marcela Valles. A mudança de estoque de carbono por transformação da terra e seu uso no inventário de ciclo de vida de produtos de origem renovável: estudo de caso da possível expansão da palma de óleo na Amazônia Legal Brasileira. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
Resumo: | Reduzir a limitação inerente ao uso de reservas geológicas como matéria-prima é fundamental para a manutenção da viabilidade da produção industrial mundial. Esse novo contexto depende de uma transição para o uso de reservas biológicas, renováveis, que podem ser convertidas em biocombustíveis e biopolímeros. Em contraste, essa produção demanda, por vezes, ocupações e transformações da terra, resultando em diversos impactos na natureza. Desta forma, considera-se essencial a inclusão do uso da terra no Inventário de Ciclo de Vida dos Produtos e a avaliação de seus impactos. A localização, clima e disponibilidade de terras do Brasil, juntamente com a política nacional de independência energética e a tendência mundial para o uso de combustíveis renováveis, favorecem a produção de biocombustíveis no país, como o biodiesel produzido a partir de óleo de palma. Por outro lado, alguns estudos mostram que o desempenho ambiental do biodiesel não é sempre melhor que o do petrodiesel, principalmente quando há substancial transformação da terra, gerando, entre outros impactos, redução nos estoques de carbono no solo e na biomassa. Considerando a prevista expansão do cultivo de palma na região amazônica, este estudo visa avaliar o impacto gerado pelas mudanças de estoque de carbono nas emissões de gases de efeito estufa inerentes ao ciclo de vida do biodiesel de palma. Estas mudanças foram obtidas a partir da diferença entre o estoque de carbono no uso atual da terra e num uso previsto para a expansão do cultivo, por associação de dados de estoque de carbono a dados espaciais de solo, vegetação e uso da terra na Amazônia brasileira, usando para isso um sistema de informações geográficas (SIG). Em seguida, para as áreas com variação negativa, calculou-se o tempo de compensação dessas emissões oriundas da transformação da terra, em função do ganho ambiental nas fases de produção e consumo do biodiesel. Adicionalmente, foi calculada a emissão de carbono no ciclo de vida do biodiesel de palma e a potencial redução dessa emissão na substituição do diesel convencional. Os resultados sugerem que as variações no estoque de carbono são fatores determinantes na definição da magnitude da emissão de carbono no ciclo de vida do biodiesel de palma e é fundamental sua inclusão no estudo, para a qual o SIG mostrou ser uma ferramenta potencial e elucidativa. |
Abstract: | Shifting society„s dependence away from petroleum is essential for the maintenance of the viability of world industrial activity. This new context depends on a transition to the use of biological reserves, renewable energy, which can be converted into biofuels and biopolymers. In contrast, the production demands sometimes cause changes in land use, resulting in different impacts in nature. Thus, it is essential to include land use in Life Cycle Inventory of products and to evaluate its impacts. Brazil‟s location, climate and land availability, along with its energy independence policy and the global trend towards the use of renewable fuels, are favorable factors for the production of biofuels such as biodiesel from palm oil. On the other hand, some studies have shown that the environmental performance of biodiesel is not always better than that of petrodiesel, especially when there is substantial land transformation, generating, among other impacts, reduction in carbon stocks in soil and biomass. Considering the expansion of cultivation in the Amazon region, the study aims to evaluate the impact generated by the resulting changes in carbon stock in the life cycle emissions of palm biodiesel. These changes were obtained from the difference between the carbon stock in the current land use and in the intended use of the cultivation expansion, by linking carbon stock data to spatial data of soil, vegetation and land use in the Brazilian Amazon, using for it a geographic information system (GIS). Then, for the areas with negative variation, it was calculated the carbon payback time necessary for compensating these emissions from the land transformation, due to the environmental gain in the biodiesel production and consumption phases. Additionally, the carbon emission in palm oil biodiesel life cycle and the potential reduction of emissions in the substitution of conventional diesel were calculated. The results suggest that changes in carbon stocks are determining factors in defining the magnitude of carbon emissions in biodiesel life cycle and its inclusion is essential in the study, for which the GIS is a potential and meaningful tool. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/887 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais |
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