Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8862
Título: | Os três momentos pedagógicos: uma análise das potencialidades a partir do tema geração de energia elétrica |
Título(s) alternativo(s): | Three pedagogical moments: an analysis of its potentialities through the theme electric energy generation |
Autor(es): | Gesser, Eduardo Henrique dos Santos |
Orientador(es): | Leite, Álvaro Emílio |
Palavras-chave: | Pedagogia crítica Freire, Paulo, 1921-1997 Indução eletromagnética Energia elétrica - Produção Física Critical pedagogy Freire, Paulo, 1921-1997 Electromagnetic induction Electric power production Physics |
Data do documento: | 28-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GESSER, Eduardo Henrique dos Santos. Os três momentos pedagógicos: uma análise das potencialidades a partir do tema geração de energia elétrica. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Percebendo-se a recorrência de uma educação centrada no professor, pouco crítica, descontextualizada e bancária, assim nomeada por Paulo Freire, desenvolveu-se uma sequência didática apoiada nos Três momentos Pedagógicos em um colégio de ensino médio de uma região periférica da cidade de Curitiba. O objetivo foi avaliar as potencialidades que esta metodologia possui ao desenvolver o conteúdo indução eletromagnética a partir do tema geração de energia elétrica, o qual é pouco atraente para os alunos quando trabalhado por meio de uma abordagem tradicional. Avaliou-se o desenvolvimento desta sequência didática através de uma leitura e reflexão sistemática em torno dos textos produzidos pelos alunos e do protocolo de observação participante gerado pelo professor. Por fim, concluiu-se que a problematização inicial, primeiro momento pedagógico de acordo com a metodologia dos três momentos pedagógicos, eleva a curiosidade dos alunos, o interesse dos mesmos pelo conteúdo, contribuindo positivamente para uma reflexão de como ocorre a geração da energia elétrica e quais os respectivos impactos socioambientais. |
Abstract: | Realizing the recurrence of a teacher centered class, with low criticism, decontextualized, named “the banking education” by Paulo Freire, a teaching sequence supported on Three Pedagogical Moments was developed in a suburban school in Curitiba. The purpose of this study was to evaluate what kind potential this teaching methodology could be in this social context, considering the complexity of electromagnetic induction topic. The classes were evaluated through a reflexive and systematic reading of the texts produced as class activities and the observation protocols produced by the professor. Last, it was concluded that start problematization brings motivation to the students, also makes them interested in the topic, positively contributing for a reflection about electric energy generation and its social and environmental impacts. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8862 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2018_1_02.pdf | 991 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.