Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8861
Título: | Ensino de física na educação de jovens e adultos: potencialidades do uso de atividades experimentais |
Título(s) alternativo(s): | Teaching physics in the education of young and adults: potentialities of the use of experimental activities |
Autor(es): | Bortolazza, Carlos José |
Orientador(es): | Martins, Alisson Antonio |
Palavras-chave: | Ensino secundário Física - Experiências Educação de adultos Ensino de segundo grau Física Education, Secondary Physics - Experiments Adult education High school teaching Physics |
Data do documento: | 26-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BORTOLAZZA, Carlos José. Ensino de física na educação de jovens e adultos: potencialidades do uso de atividades experimentais. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | As dificuldades encontradas no ensino de Física decorrentes de uma prática educacional tradicional, observados tanto nos estágios da licenciatura quanto nas práticas docentes em turmas de Ensino Médio regulares e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), motivaram o desenvolvimento de atividades práticas experimentais com o objetivo de promover uma compreensão e uma interrelação dinâmica, ampla e objetiva dos conceitos previstos para esta etapa de escolaridade. Para atingir este objetivo, num primeiro momento, foram estudadas as práticas docentes tradicionalmente aplicadas no ensino de Física na EJA e no Ensino Médio regular, analisando-se os pontos positivos e negativos dessas práticas e avaliando as dificuldades colocadas para se concluir os conteúdos previstos e se estabelecer uma relação pedagógica com os estudantes. Num segundo momento e, de modo central, desenvolveu-se uma proposta de atividades experimentais relacionadas às aulas teóricas de Física, com intuito de promover uma formação articulada com o cotidiano dos estudantes. Após o desenvolvimento das atividades, buscou-se avaliar a compreensão dos estudantes acerca dos conceitos estudados e de que modo eles estabeleciam as relações entre os conceitos trabalhados de modo teórico e por meio das atividades experimentais. Para esta avaliação foi aplicado um questionário explorando, em linhas gerais, os conteúdos desenvolvidos nas práticas experimentais. A partir da análise das respostas obtidas verificou-se avanços na compreensão e na inter-relação dos conteúdos de Física desenvolvidos. Ressalta-se que, entretanto, para que a atividade proposta atinja seus objetivos, é necessário o comprometimento dos estudantes com os experimentos propostos e uma participação constante e ativa. Além disso, o desenvolvimento dessas atividades deve estar devidamente adequado à realidade em que o professor se encontra inserido. |
Abstract: | The difficulties encountered in teaching Physics due to a traditional educational practice, observed both in the undergraduate and in the teaching practices in regular high school classes and in the Education of Young and Adults (EJA), was the motive to the development of experimental practical activities. These activities had like objective to promoting a dynamic, broad and objective understanding and interrelationship of the concepts envisaged for this stage of schooling. In order to reach this objective, the teaching practices traditionally applied in Physics teaching in the EJA and in Regular High School was analyzed, analyzing the positive and negative aspects of these practices and evaluating the difficulties placed in concluding the expected contents and a pedagogical relationship with the students. In a second moment, and in a central way, a proposal of experimental activities related to the theoretical classes of Physics developed, in order to promote an articulated formation with the daily life of the students. After the development of the activities, we sought to evaluate the students' understanding of the concepts studied and how they established the relationships between the concepts worked in a theoretical way and through the experimental activities. For an evaluation, a questionnaire applied exploring, in general terms, the contents developed in the experimental practices. From the analysis of the answers obtained, there were advances in the understanding and interrelation of the developed physics contents. It is should be emphasized that, in order for the proposed activity to reach its objectives, it is necessary to commit the students to the proposed experiments and a constant and active participation. In addition, the development of these activities should be properly adapted to the reality in which the teacher is an inserted. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8861 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2018_1_01.pdf | 914,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.