Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8858
Título: | Inserção de um tópico de física moderna no ensino médio: desenvolvimento de uma sequência didática sobre o efeito fotoelétrico |
Autor(es): | Takahashi, Yukyo Pereira |
Orientador(es): | Bezerra Junior, Arandi Ginane |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Fotoeletricidade - Estudo e ensino Physics - Study and teaching Teaching - Methodology Photoelectricity - Study and teaching |
Data do documento: | 16-Jul-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | TAKAHASHI, Yukyo Pereira. Inserção de um tópico de física moderna no ensino médio: desenvolvimento de uma sequência didática sobre o efeito fotoelétrico. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Este trabalho descreve a elaboração e aplicação em sala de aula de uma Sequência Didática para o ensino do Efeito Fotoelétrico. A Sequência Didática foi elaborada tendo em vista o contexto educacional em que se faz importante a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Foram utilizados vídeos, slides, quadro negro e um objeto educacional (applet) numa sequência de três aulas ministradas para uma turma regular do curso técnico de Segurança do Trabalho do oitavo semestre do Ensino Médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba. Os efeitos da Sequência Didática foram avaliados pela comparação das respostas dadas a Instrumentos de Avaliação pré-teste e pós- teste. A partir da análise destas respostas, conclui-se que, após a aplicação da Sequência Didática, houve um aumento significativo no número de estudantes que passou a conhecer o efeito e a descrevê-lo corretamente, tendo em vista a terminologia e explicações físicas conceitualmente corretas. Além disso, os estudantes também foram capazes, após a realização da Sequência Didática, de fornecer exemplos de aplicação, indicando sua capacidade de contextualização do fenômeno. |
Abstract: | This work describes the design and classroom implementation of a Didactic Sequence for the teaching of the Photoelectric Effect. The Teaching Sequence has been developed taking into account the educational context in which the inclusion of Modern and Contemporary Physics is an important subject at the High School level. The Didactic Sequence comprises videos, slides, blackboard-based explanations and the use of an applet. It was applied during three classes that were taught for a regular high school classroom at the Federal University of Technology, Paraná, in Curitiba. The effects of the Didactic Sequence were evaluated by comparing the responses to pre-test and post-test assessment tools. From this analysis, there is evidence that, after application of the Didactic Sequence, there was a significant increase in the number of students who came to know the Photoelectric Effect and were able to describe it correctly, including the use of right terminology and correct physical explanations. In addition, the students were also able to describe several applications in which the efect is employed, indicating contextualization capacity as a result of the Didactic Sequence application. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8858 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2015_1_05.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.