Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSeverino, Edilaine da Silva
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:20Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:20Z-
dc.date.issued2015-06-26
dc.identifier.citationSEVERINO, Edilaine da Silva. Onde está a física? Uma discussão acerca de conteúdos de física abordados em ciências no ensino fundamental 2. 2015. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8854-
dc.description.abstractThis research provides an overview of Physics contents addressed in Science teaching in Elementary School 2, the conditions of teaching and the difficulties and possibilities the teachers find in teaching. This research involved two stages, the first one was the analysis of official documents and the second one involved interviews with public school teachers in the metropolitan region of Curitiba, in city of Itaperuçu. It has been analyzed the National Curriculum Standards for Science Education (PCN), the National Curricular Guidelines (DCN), the Political-Pedagogical Projects (PPP) of schools and the work plans of the interviewed teachers. Among the propositions of interpretations can be noted that the training of teachers and the choice of textbooks influence the Physical contents approach in Elementary School 2.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleOnde está a física? Uma discussão acerca de conteúdos de física abordados em ciências no ensino fundamental 2pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um panorama sobre quais conteúdos de Física são abordados em Ciências no Ensino Fundamental 2, condições desse ensino e dificuldades e possibilidades que os professores encontram ao lecionar. Esta pesquisa contou com duas etapas, sendo a primeira delas a análise de documentos oficiais e a segunda entrevistas com professores da rede pública de ensino da região metropolitana de Curitiba, na cidade de Itaperuçu. Foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas e os planos de trabalho dos professores entrevistados. Entre as proposições de interpretações, pode-se destacar que a formação dos professores e a escolha dos livros didáticos influenciam na abordagem de conteúdos de Física no Ensino Fundamental 2.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi
dc.contributor.referee1Sutil, Noemi
dc.contributor.referee2Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee3Florczak, Marcos Antônio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2015_1_02.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.