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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Suckow, Erica Miranda | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:25:10Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:25:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.identifier.citation | SUCKOW, Erica Miranda. Uma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8847 | - |
dc.description.abstract | In a didactic sequence of geometrical optics designed for high school student’s, the concepts of shadow and penumbra were introduced from photographs of graffiti found in urban art, particularly those bear the name of "Baycroc potatoes", chosen for creating the illusion of three-dimensionality using the representation of shadows. It was adopted as theoretical framework to Meaningful Learning Theory of Ausubel, and Data for the study were collected through a field diary, chronicling student’s reactions during the application of the didactic sequence. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.subject | Sombras | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Geometrical optics - Education | pt_BR |
dc.subject | Shades and shadows | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Physics (High school) | pt_BR |
dc.title | Uma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Numa sequência didática sobre óptica geométrica elaborada para alunos de Ensino Médio, os conceitos de sombra e penumbra foram introduzidos a partir de fotografias dos grafites encontrados na arte urbana, principalmente os que levam o nome de “Batatas de Baycroc”, escolhidos por criarem a ilusão de tridimensionalidade usando a representação das sombras. Foi adotado como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e os dados para a pesquisa foram coletados mediante um diário de campo, narrando as reações dos alunos durante a aplicação da sequência didática. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sutil, Noemi | |
dc.contributor.advisor-co1 | Freitas, Mário Sérgio Teixeira de | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Licenciatura em Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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