Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8843
Título: | Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa |
Autor(es): | Stinglin, Douglas da Costa |
Orientador(es): | Sutil, Noemi |
Palavras-chave: | Música - Acústica e física Ondas (Física) Ondas sonoras Music - Acoustics and physics Waves Sound-waves |
Data do documento: | 27-Ago-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | STINGLIN, Douglas da Costa. Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | A música tem grande riqueza conceitual física e isso deve ser explorado em sala de aula, causando discussões sobre os elementos ali existentes e dando subsídios para que os alunos possam entender o que acontece fisicamente. Seguindo esta linha o trabalho presente tem como objetivo usar uma sequência didática para observar se os alunos tiveram aprendizagem significativa com relação à intensidade e frequência sonora, além do conteúdo, novo para o ensino médio, a propagação esférica da onda sonora. O referencial teórico é baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel junto às explicações de Marco Antonio Moreira, também em uma pesquisa bibliográfica feita nos Simpósios Nacionais de Física dos últimos dez anos, de 2003 a 2013, além da teoria de Física escrita por Eisberg. Com isso este trabalho visou aplicar a sequência didática de 2 horas-aula para a coleta de dados referente à aprendizagem significativa, com o uso de um diário de campo. A análise de conteúdo feita pelo diário é fundamentada em Laurence Bardin. |
Abstract: | Music has great richness concerning conceptual physics, and that should be explored in a classroom, leading to discussions about the elements therein and giving grants for students to understand what happens physically. Following this line, the present work aims to use a didactic sequence to verify whether the students had significant learning related to sound intensity and frequency, in addition to the new contents to high school, the spherical sound wave propagation. The theoretical framework is based on the theory of meaningful learning of Ausubel with the explanations of Marco Antonio Moreira, and also on a literature survey in the National Symposium of Physics of the last ten years, from 2003 to 2013, beyond theory of physics written by Eisberg. Thus this study aimed to apply the instructional sequence of 2 hours-class to collect data related to meaningful learning, with the use of a diary. Content analysis is taken by daily based on Laurence Bardin. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8843 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2014_1_02.pdf | 536,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.