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dc.creatorStinglin, Douglas da Costa
dc.date.accessioned2020-11-11T18:25:04Z-
dc.date.available2020-11-11T18:25:04Z-
dc.date.issued2014-08-27
dc.identifier.citationSTINGLIN, Douglas da Costa. Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8843-
dc.description.abstractMusic has great richness concerning conceptual physics, and that should be explored in a classroom, leading to discussions about the elements therein and giving grants for students to understand what happens physically. Following this line, the present work aims to use a didactic sequence to verify whether the students had significant learning related to sound intensity and frequency, in addition to the new contents to high school, the spherical sound wave propagation. The theoretical framework is based on the theory of meaningful learning of Ausubel with the explanations of Marco Antonio Moreira, and also on a literature survey in the National Symposium of Physics of the last ten years, from 2003 to 2013, beyond theory of physics written by Eisberg. Thus this study aimed to apply the instructional sequence of 2 hours-class to collect data related to meaningful learning, with the use of a diary. Content analysis is taken by daily based on Laurence Bardin.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMúsica - Acústica e físicapt_BR
dc.subjectOndas (Física)pt_BR
dc.subjectOndas sonoraspt_BR
dc.subjectMusic - Acoustics and physicspt_BR
dc.subjectWavespt_BR
dc.subjectSound-wavespt_BR
dc.titleEnsino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA música tem grande riqueza conceitual física e isso deve ser explorado em sala de aula, causando discussões sobre os elementos ali existentes e dando subsídios para que os alunos possam entender o que acontece fisicamente. Seguindo esta linha o trabalho presente tem como objetivo usar uma sequência didática para observar se os alunos tiveram aprendizagem significativa com relação à intensidade e frequência sonora, além do conteúdo, novo para o ensino médio, a propagação esférica da onda sonora. O referencial teórico é baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel junto às explicações de Marco Antonio Moreira, também em uma pesquisa bibliográfica feita nos Simpósios Nacionais de Física dos últimos dez anos, de 2003 a 2013, além da teoria de Física escrita por Eisberg. Com isso este trabalho visou aplicar a sequência didática de 2 horas-aula para a coleta de dados referente à aprendizagem significativa, com o uso de um diário de campo. A análise de conteúdo feita pelo diário é fundamentada em Laurence Bardin.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Mário Sérgio Teixeira de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Físicapt_BR
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