Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8840
Título: | Like a drum don't stop beating: uma análise sobre ciência, tecnologia, sociedade, ambiente, arte e cultura no ensino de acústica |
Título(s) alternativo(s): | Like a drum don’t stop beating: an analysis regarding science, technology, society, environment, art and culture on acoustic teaching |
Autor(es): | Costa Junior, José de Oliveira |
Orientador(es): | Sutil, Noemi |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Indústria cultural Acústica Acústica - Estudo e ensino Physics - Study and teaching Cultural industries Acoustics Acoustics - Study and teaching |
Data do documento: | 29-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | COSTA JUNIOR, José de Oliveira. Like a drum don’t stop beating: uma análise sobre ciência, tecnologia, sociedade, ambiente, arte e cultura no ensino de acústica. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Neste trabalho, discutem - se possibilidades de uma proposta didática de análise de paisagens sonoras e música, desenvolv ida com alunos do curso de Licenciat ura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Es ta proposta possui fundamentos em estudos de paisagens sonoras, conforme Raymond Murray Schafer. A sequência didática proposta envolveu quatro encontros, de duas horas-aulas cada, nos meses de abril e maio de 2016, em que houve produções escritas dos participantes. A análise dessas produções escritas e de expressões orais dos alunos durante as atividades, grav adas em áudio e registradas em diário de campo, foi realizada de acordo com pressuposto s e características de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Entre os resultados, podem ser destacados avanços em relação ao desenvolvimento de percepção auditiv a, críticas à paisagem sonora observ ada e reflexão em relação às imposições da indústria cultural. |
Abstract: | This essay deals with possibilities of a didactic al proposal of analyses of Soundscape and music, developed with students from Physics Teachers Education from Universidade T ecnológica Federal do Paraná. This proposal has its grounds in studies of Soundscape, by Raymond Mur ray Schafer. The proposed didactical sequence involved four meetings, of two hours classes each, in April and May, 2016. In these meetings there were students’ writing productions. These essays and oral expressions produced during the activ ities were all recorded and registered in a field journal and were analyzed according to Subject Matter Analysis characteristics and postulates , proposed by Laurence Bardin. Among the results , it may be highlighted some progresses concerning the dev elopment of listening perception, critics to the observed Soundscape and reflexio n related to the impositions of Cultural Industry. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8840 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2016_1_1.pdf | 777,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.