Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8839
Título: Material didático de apoio ao professor sobre tópicos de física de partículas elementares para o ensino médio
Autor(es): Cossi Junior, Odair Aparecido
Orientador(es): Hirsch, Luciana Rocha
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Ensino de segundo grau
Física
Professores de ensino de segundo grau
Teaching - Aids and devices
High school teaching
Physics
High school teachers
Data do documento: 21-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSSI JUNIOR, Odair Aparecido. Material didático de apoio ao professor sobre tópicos de física de partículas elementares para o ensino médio. 2014. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de material didático para o Ensino Médio, também destinado à formação continuada de professores. O objetivo central foi desenvolver um material didático de apoio ao professor, abordando tópicos de partículas elementares para além de uma simples classificação. Durante a realização do trabalho, percebeu-se haver necessidade real de estabelecer bases que permitam uma compreensão de tópicos de partículas elementares; assim sendo, boa parte do trabalho foi direcionada para conceitos de física moderna, que são os pré-requisitos necessários. Foi realizada uma pesquisa de procedimentos característicos de estado da arte para identificar trabalhos que apresentassem sugestões de propostas de ensino sobre o tema em questão. Como resultado, na literatura, constam poucos trabalhos neste sentido. Por isso, com esta proposta, apesar de não ter sido aplicada, espera-se introduzir tópicos de Física Moderna e Contemporânea na escola.
Abstract: This work presents a proposal of didactic material for the high school, also intended for the continuing education of teachers. The central objective was to develop a didactic material to support the teacher, focusing on topics of elementary particles in addition to a simple classification. During the completion of the work, it became apparent that there is a need to establish real bases that allow for an understanding of topics of elementary particles; therefore, good part of the work was directed to concepts of modern physics, which are the pre-requisites required. We conducted a survey of procedures which are characteristic of the state of the art to identify jobs that submit suggestions for proposals of teaching on the subject in question. As a result, in the literature, appearing in a few work in this direction. For this reason, with this proposal, although it has not been applied, waiting to introduce topics of Modern Physics and Contemporary in school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8839
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2013_2_04.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.