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Título: A questão de gênero no curso de Licenciatura em Física da UTFPR – Curitiba: um olhar fenomenológico
Autor(es): Zanelatto, Amália Lucilene Monzani
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Mulheres na ciência
Ensino - Metodologia
Física
Women in Science
Teaching - Methodology
Physics
Data do documento: 20-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZANELATTO, Amália Lucilene Monzani. A questão de gênero no curso de Licenciatura em Física da UTFPR – Curitiba: um olhar fenomenológico. 2014. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A participação das mulheres em ambientes de Ciência e Tecnologia tem sido considerada incipiente por muitos pesquisadores. Em todo o mundo, as mulheres são sub-representadas nas áreas científicas, especialmente na Física. Mais recentemente, alguns pesquisadores têm investigado os motivos desta baixa representação. Dentre os motivos apontados pelos pesquisadores estão as dificuldades que as mulheres enfrentam para conciliar a vida pessoal e profissional e a visão de Ciência masculina, onde a escola pode exercer papel importante no início e fortalecimento desta visão. Diante de dados de sub-representação feminina na Física e considerando a necessidade de ampliação da compreensão dos aspectos que influenciam a escolha e atuação profissional, este trabalho procura conhecer as razões, as perspectivas profissionais e as concepções atribuídas pelos discentes do curso de Licenciatura em Física da UTFPR, campus Curitiba, que justificam tê-los levado à formação em Física, à atuação docente e a perspectivas de formação continuada. Procura-se identificar se tais fatores se distinguem ou se conservam quando comparados sob o viés da questão de gênero. Os dados desta pesquisa foram obtidos através da aplicação de um questionário a estudantes do curso de Licenciatura em Física da UTFPR, campus Curitiba. As análises de dados quantitativos foram realizadas através de tratamento estatístico e análises de dados qualitativos foram realizadas através de uma perspectiva fenomenológica de se interrogar o fenômeno. Neste trabalho, o fenômeno investigado é a percepção e os significados que os estudantes participantes da pesquisa atribuem à questão de gênero na Ciência. Os resultados apontam que a afinidade com a área de exatas e ter tido um bom professor de Física no Ensino Médio são as principais razões que os levaram à formação em Física, embora alguns afirmam ser a Física uma ponte para outras áreas, em particular, a Engenharia. Os resultados mostram que os participantes da pesquisa pretendem continuar se aperfeiçoando com estudos de mestrado e doutorado e têm interesse por diversas áreas de conhecimento, sendo o Ensino de Física e Astronomia as áreas mais citadas. A maioria dos participantes almeja ser professor do Ensino Superior ou pesquisador, sugerindo ser uma consequência do incentivo do curso em que estão inseridos. Em respeito a questão de gênero na Ciência, não se verificaram discordâncias acentuadas entre as percepções de mulheres e homens participantes da pesquisa.
Abstract: The role of women in scientific and technological environments has not been considered relevant to many researchers. In the whole world women are underrepresented in the fields of science, especially on Physics. The justification for this low representation have been investigated in the recent years and some reasons for these are the problems women face to conciliate their professional and personal lives and the vision of a male science, an idea which is reinforced by high school. Considering this female sub representation in the fields of Physics and the need to better comprehend the aspects that play a main role in the choice of a professional field. This work attempts to establish the reasons, the professional perspectives and conceptions attributed to the students of the training course for teachers from UTFPR (Curitiba campus) that made them choose Physics as the main field, the teaching task and the perspective of a continued education. It is attempted to identify if those factors are gender dependant or not. The analyzed data were collected through a test presented to students taking the training course for teachers from UTFPR (Curitiba campus). The quantitative data were analyzed with a statistical technique and the qualitative data were analyzed in a phenomenological perspective in the way the phenomenon is questioned. In this work the investigated phenomenon is the perception and the significance students ascribe to the gender issue in Science. The results indicate that the main reasons that led them to choose the Physics field are an affinity with engineering (exact sciences) and the existence of an influential physics teacher in the high school, although some students take Physics as a bridge to other fields like Engineering. The results show that the participants are interested in a continued education, by pursuing a master or a doctoral degree in a wide variety of knowledge, being Astronomy and Physics Teaching the most cited fields. Most of the participants aims to be a university professor or a researcher, what is suggested to be a consequence of the encouragement of the course they are engaged. As the gender factor, it was not observed a strong disagreement between males and females participants of the quiz about their perceptions of Physics and Science.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8836
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