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Título: Jogos digitais: perspectivas do uso no processo de ensino e aprendizagem de física
Título(s) alternativo(s): Digital games: perspectives of use in the process of teaching and learning of physics
Autor(es): Martins, Victor Hugo
Orientador(es): Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ausubel, David Paul, 1918-
Educational games
Electronic games
Physics - Study and teaching
Learning
Ausubel, David Paul, 1918-
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARTINS, Victor Hugo. Jogos digitais: perspectivas do uso no processo de ensino e aprendizagem de física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Boa parte dos estudantes da Ed. Básica dedicam um número de horas significativo aos jogos digitais comparáveis ao tempo dedicado à escola. O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores de Física acerca do uso de jogos digitais no ensino. Para a fundamentação teórica, apresentam-se elementos da teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel. A metodologia de pesquisa envolveu a construção de um questionário online, que foi respondido por 34 profissionais envolvidos com ensino de Física. As respostas foram submetidas à leitura e interpretação a partir da análise textual discursiva, o que levou a construção das seguintes categorias: Contrários, Favoráveis e Parcialmente Favoráveis. Os professores se mostraram atraídos pela temática, apresentando uma preocupação em conectar a vivência do aluno com a sala de aula. Apesar de se declararem abertos ao uso de jogos no ensino, os profissionais do ensino alegam haver barreiras, principalmente estruturais, apontando a existência de aplicações que consideram mais pertinentes do que a utilização de jogos digitais, como simulações e experimentos.
Abstract: Most students devote a significant number of hours to digital games comparable to the time devoted to school. This Undergraduate thesis aims to analyze the point of view of Physics teachers about the use of digital games in teaching. For the theoretical foundation, we present elements of David Ausubel’s theory of meaningful learning. The research methodology involved the construction of an online questionnaire, which was answered by 34 professionals involved in Physics teaching. The answers were submitted to reading and interpretation from the discursive textual analysis, which led to the construction of the following categories: Contrary, Favorable and Partially Favorable. The teachers were engaged with the theme, presenting a concern to connect the student’s experience with the classroom. Despite declaring themselves open to the use of games in teaching, teaching professionals claim to have barriers, especially structural, pointing to the existence of applications they consider more relevant than the use of digital games, such as simulations and experiments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8830
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