Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8829
Título: | Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta didática para o 2° ano |
Título(s) alternativo(s): | Insertion of modern and contemporary physics topics in high school: a didactical proposal for the 2nd year |
Autor(es): | Lourenço, Roger Eduardo |
Orientador(es): | Bezerra Junior, Arandi Ginane |
Palavras-chave: | Cosmologia Ensino - Meios auxiliares Tecnologias da informação e comunicação Física - História Ciência - Estudo e ensino Cosmology Teaching - Aids and devices Information and Communication Technology Physics - History Science - Study and teaching |
Data do documento: | 2-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LOURENÇO, Roger Eduardo. Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta didática para o 2° ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho consiste na produção de uma proposta didática, ao qual se utiliza da construção de um material didático temático de Cosmologia, que se apoia no livro didático adotado no planejamento do colégio onde ocorrerão as aulas. O material aborda e relaciona, através da transposição didática, os assuntos tratados no livro alguns tópicos de Cosmologia e Física Moderna. O trabalho conta também, com uma revisão acerca do ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Brasil, revelando uma escassez de trabalhos na área, quando comparada ao número total de trabalhos analisados. Quanto a técnica utilizada para coleta de dados no desenvolvimento das aulas, escolheu-se a entrevista com o professor regente e o Diário de Bordo. Esses, sugeriram aspectos formativos de aprendizagem quanto a aproximação do ensino de Física mediante a utilização do Ensino de Cosmologia. |
Abstract: | The present work consists in the production of a didactic proposal, which uses the construction of a thematic material of Cosmology, which is based on the textbook adopted in the planning of the high school where the classes will take place. The material addresses and relates, through didactic transposition, the subjects treated in the textbook with topics in Cosmology and Modern Physics. The work also includes a review of the art about the teaching of Modern and Contemporary Physics in Brazil, revealing a scarcity of works in the area, when compared to the total number of works analyzed. As for the technique used for data collection in the development of the classes, the interview with the conducting teacher and the logbook was chosen. These suggested formative learning aspects regarding the approximation of physics teaching through the use of cosmology. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8829 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2019_2_04.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.