Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8829
Título: Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta didática para o 2° ano
Título(s) alternativo(s): Insertion of modern and contemporary physics topics in high school: a didactical proposal for the 2nd year
Autor(es): Lourenço, Roger Eduardo
Orientador(es): Bezerra Junior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Cosmologia
Ensino - Meios auxiliares
Tecnologias da informação e comunicação
Física - História
Ciência - Estudo e ensino
Cosmology
Teaching - Aids and devices
Information and Communication Technology
Physics - History
Science - Study and teaching
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOURENÇO, Roger Eduardo. Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta didática para o 2° ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho consiste na produção de uma proposta didática, ao qual se utiliza da construção de um material didático temático de Cosmologia, que se apoia no livro didático adotado no planejamento do colégio onde ocorrerão as aulas. O material aborda e relaciona, através da transposição didática, os assuntos tratados no livro alguns tópicos de Cosmologia e Física Moderna. O trabalho conta também, com uma revisão acerca do ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Brasil, revelando uma escassez de trabalhos na área, quando comparada ao número total de trabalhos analisados. Quanto a técnica utilizada para coleta de dados no desenvolvimento das aulas, escolheu-se a entrevista com o professor regente e o Diário de Bordo. Esses, sugeriram aspectos formativos de aprendizagem quanto a aproximação do ensino de Física mediante a utilização do Ensino de Cosmologia.
Abstract: The present work consists in the production of a didactic proposal, which uses the construction of a thematic material of Cosmology, which is based on the textbook adopted in the planning of the high school where the classes will take place. The material addresses and relates, through didactic transposition, the subjects treated in the textbook with topics in Cosmology and Modern Physics. The work also includes a review of the art about the teaching of Modern and Contemporary Physics in Brazil, revealing a scarcity of works in the area, when compared to the total number of works analyzed. As for the technique used for data collection in the development of the classes, the interview with the conducting teacher and the logbook was chosen. These suggested formative learning aspects regarding the approximation of physics teaching through the use of cosmology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8829
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2019_2_04.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.