Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Endrieli Cardoso de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:24:45Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-02 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Endrieli Cardoso de. O uso da videoanálise para o estudo da mecânica nas artes marciais. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8827 | - |
dc.description.abstract | This work has as main objective develop a methodology of teaching and learning mediated by video-analysis using the martial arts as a motivator for teaching the Law of Conservation of movement amount and its developments in classical mechanics. Its specific objective implies: establish relationship between concepts of physics and martial arts; do a literature review in Physics Teaching to situate the overall objective of the above forward relations research in education, develop a didactic sequence whose methodology is grounded in the literature review; analyze the martial arts approach as a motivating element in the teaching and learning of physics using the Tracker software. The methodology consists of four steps. It is the first to choose the physical matter to be treated, the second as choice of video to be applied in the first class followed by a questionnaire, the third planning classes, and the fourth, the application of the same initial questionnaire and analysis results of qualitative nature. The expected results may suggest that the use of ICT, in this case, video analysis, can be as effective mediation instrument for Dynamic Teaching Impulsive. Thus, it is expected that the dynamic approach through the Video Review provides students the opportunity to get a broad view and better understand about the physical phenomena, since the it will be analyzed in real situations where gravity, friction, among other forces, resistive or not, influence the results generating constructive discussions between the students and the teacher. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Artes marciais | pt_BR |
dc.subject | Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Martial arts | pt_BR |
dc.subject | Mechanics | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | O uso da videoanálise para o estudo da mecânica nas artes marciais | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of videoanalysis for the study of mechanics in martial arts | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral elaborar uma metodologia de ensino e aprendizagem mediada pela vídeo-análise que utilize as Artes Marciais como elemento motivador para o ensino da Lei da Conservação da Quantidade de Movimento e os seus desdobramentos em Mecânica Clássica. Seu objetivo específico implica em: estabelecer relação entre conceitos da física e artes marciais; fazer uma revisão da literatura em Ensino de Física para situar o objetivo geral as relações acima frente à pesquisa em Ensino, desenvolver uma sequência didática cuja metodologia estará embasada na revisão da literatura; analisar a abordagem de artes marciais como elemento motivador no ensino e aprendizagem de física com o uso do software Tracker. A metodologia consiste em quatro etapas. Sendo a primeira como escolha do assunto de física a ser tratada, a segunda como escolha do vídeo a ser aplicado na primeira aula seguido de um questionário, a terceira o planejamento das aulas, e a quarta, a aplicação do mesmo questionário inicial e análise dos resultados de cunho qualitativo. Os resultados esperados podem sugerir que a utilização das TIC, no caso, a vídeo-análise, pode-se constituir como um instrumento de mediação efetiva para o Ensino de Dinâmica Impulsiva. Deste modo, o esperado é que a abordagem dinâmica através da videoanálise proporcione aos alunos a oportunidade de obter uma visualização ampla e melhor compreensível quanto aos fenômenos físicos, visto que, os mesmos serão analisados em situações reais onde a gravidade, o atrito, dentre outras forças, resistivas ou não, influenciam nos resultados gerando discussões construtivas entre os alunos e o professor. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saavedra Filho, Nestor Cortez | |
dc.contributor.referee1 | Saavedra Filho, Nestor Cortez | |
dc.contributor.referee2 | Lenz, Jorge Alberto | |
dc.contributor.referee3 | Florczak, Marcos Antonio | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2016_2_3.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.