Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8826
Título: | Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018 |
Autor(es): | Xavier, Lucas Eduardo |
Orientador(es): | Florczak, Marcos Antonio |
Palavras-chave: | Astronomia - Estudo e ensino Livros didáticos Currículos Astronomy - Study and teaching Textbooks Education - Curricula |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | XAVIER, Lucas Eduardo. Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A Astronomia é uma ciência que desperta interesse desde o início das civilizações, seja pelo céu noturno, seja pelo movimento dos astros ou nos dias atuais, com o desenvolvimento tecnológico e as viagens espaciais. Ela está intimamente ligada a Física e isso pode ser um fator positivo quando se trata do ensino de Física, pois ao utilizar a Astronomia para explicar conceitos físicos, pode haver um interesse maior dos estudantes. Por isso, o trabalho em questão tem como objetivo analisar como a Astronomia está presente nos livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2018, seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) e a tabela de classificação da Astronomia segundo Bretones (1999). Especificamente, os livros analisados foram aqueles voltados ao primeiro ano do Ensino Médio, procurando-se verificar se as obras aprovadas atendem ao PCN+ em especial ao tema Universo, Terra e Vida que tratam da parte da Astronomia. Como resultado percebeu-se que há um certo padrão sobre como a Astronomia é abordada e em quais conteúdos é mais frequente. Outro dado relevante é que poucos livros contemplam integralmente o PCN+. |
Abstract: | Astronomy is a science that arouses interest from the beginning of civilizations, whether by the night sky, the movement of the stars, to the present day with technological developments or space travel. It is closely linked to physics and this can be a positive factor when it comes to teaching physics, as using astronomy to explain physical concepts may be of greater interest to students. Therefore, this paper aims to analyze how Astronomy is present in textbooks approved in the Plano Nacional do Livro Didático de 2018, following the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) and the classification table of Astronomy according to Bretones (1999). Specifically, the books analyzed were those aimed at the first year of high school, seeking to verify whether the approved works meet the PCN + in particular the theme Universo, Terra e Vida that deals with Astronomy. As a result it was noticed that there is a certain pattern about how Astronomy is approached and which content is more frequent. Another relevant fact is that few books fully contemplate the PCN+. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8826 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2019_2_02.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.