Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8825
Título: Da natureza dual da matéria: proposta de material temático como forma de mediação de conceitos filosóficos para a graduação em física
Título(s) alternativo(s): The dual nature of matter: proposal of an thematic unit as a mediation of philosophical concepts for undergraduate physicists
Autor(es): Bail, Lucas Chibeloski
Orientador(es): Lenz, Jorge Alberto
Palavras-chave: Física - Filosofia
Difração de Elétrons
Princípio da dualidade (Física)
Física - História
Physics - Philosophy
Electron diffraction
Duality principle (Physics)
Physics - History
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BAIL, Lucas Chibeloski. Da natureza dual da matéria: proposta de material temático como forma de mediação de conceitos filosóficos para a graduação em física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise bibliográfica sobre Filosofia da Física, em especial da Física Quântica, abordando alguns conceitos filosóficos sobre a natureza do conhecimento Físico, objetivando promover a Filosofia da Física na formação de Físicos e Professores de Física. Aborda temas da Filosofia, ao mencionar temas de Epistemologia e Filosofia, e ainda com base em tais temas filosóficos, propõe-se uma Material Temático que conta com uma prática experimental sobre a Difração de Elétrons, como forma de contextualizar a Filosofia da Física, uma vez que a parte experimental da Física está sempre presente nas discussões sobre o caráter filosófico desta. Por fim, o trabalho traz como argumento para sua validação, pareceres de Professores de Física de Ensino Superior do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná acerca de características do trabalho, pareceres estes obtidos através da aplicação de um questionário aberto (apêndice B).
Abstract: This paper presents a bibliographical analysis on Philosophy of Physics, especially Quantum Physics, approaching some philosophical concepts about the nature of physical knowledge, aiming to promote the Philosophy of Physics in the formation of Physicists and Physics Teachers. Approaching themes of Philosophy, by mentioning themes of Epistemology and Philosophy, and also based on such philosophical themes, proposes a Thematic Unit that has an experimental practice on Electron Diffraction, as a way of contextualizing the Philosophy of Physics, once that the experimental part of physics is always present in discussions about its philosophical character. Finally, the work brings as an argument for its validation, opinions from Physics Teachers of Higher Education of the Academic Department of Physics of the Federal Technological University of Paraná about characteristics of the work, opinions obtained through the application of an open questionnaire (appendix B).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8825
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2019_2_01.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.