Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8822
Título: | Análise da inserção do conteúdo de astronomia no Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2018) |
Autor(es): | Santos, Raquel Oliveira dos |
Orientador(es): | Florczak, Marcos Antonio |
Palavras-chave: | Astronomia Currículos - Educação Ciência - Estudo e ensino Física Astronomy Curriculum - Education Science - Study and teaching Physics |
Data do documento: | 17-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Raquel Oliveira dos. Análise da inserção do conteúdo de astronomia no Exame Nacional do Ensino Médio (1998 - 2018). 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019. |
Resumo: | Este trabalho é uma análise documental das questões com abordagem de Astronomia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi analisada a quantidade relativa de questões que abordaram temas de astronomia entre os anos de 1998 a 2018, e sua distribuição em relação com as áreas de conhecimento ofertadas no exame. As questões foram classificadas em relação as diversas áreas da astronomia, comparando-as com os documentos oficiais do ensino médio (PCN+) e nos critérios de classificação de Bretones (1999). Foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre os conteúdos, assuntos e a forma de cobrança das respostas destas questões. Nesse intuito, o trabalho apresenta algumas justificativas da ausência da Astronomia na educação básica e as dificuldades apresentadas por alunos e professores para a compreensão dessa ciência. |
Abstract: | This work is a documentary analysis of the questions with Astronomy approach in the National High School Examination (ENEM). In addition to analyzing the questions with an approach in Astronomy, an analysis and characterization of how the content is collected in the test, with qualitative comparisons to the official document of high school PCN + and in the classification criteria of Bretons (1999). It also seeks to discuss the changes during twenty years of this evaluative process and what is the purpose of the content of Astronomy to be approached. The ENEM test material selected is the questions in the area of Natural Sciences and its Technologies, as a result of Astronomy having interactions with other areas besides physics. In this sense, the paper presents some justifications for the absence of astronomy in basic education and the difficulties presented by students and teachers to understand this science. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8822 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2019_1_02.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.