Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGodinho, Ana Paula Machado
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:39Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:39Z-
dc.date.issued2018-11-23
dc.identifier.citationGODINHO, Ana Paula Machado. A formação de professores de física e o PIBID: percepções de coordenadores. 2018. 176 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8820-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the influence of public educational policies on the formation of Physics Teachers for High School, starting from public educational policies at each national political moment. With this, it was defined that the institutions offering undergraduate courses in Physics in Curitiba, Pontifical Catholic University of Paraná, Federal University of Paraná and Federal University Technological of Paraná would be approached. For this survey of influences was chosen to conduct a semi structured interview the coordinators of the degree courses in Physics, were elaborated 12 questions addressing various aspects of the institution, as well as programs to encourage the degree. The interviews were recorded and then transcribed. The appreciation of the data was based in two ways on a phenomenological approach, structured through the ideographic and nomothetic analysis. Responses were selected in relation to the Teaching Incentive Program (PIBID), since it is the only policy in force in the selected institutions. The results showed that the undergraduate courses in Physics, as public educational policies are altered by the Federal Government, have negative impacts on teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de físicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhysics teacherspt_BR
dc.subjectTeachers, training ofpt_BR
dc.titleA formação de professores de física e o PIBID: percepções de coordenadorespt_BR
dc.title.alternativeThe Influence of PIBID in the training of physics teachers for high school teachers perspective of undergraduate courses in physics of Curitibapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo visou analisar a influência do PIBID na formação do docente de Física para o Ensino Médio partindo das políticas públicas educacionais em cada momento político nacional. Com isso foi definido que seriam abordadas as instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Física em Curitiba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para tal levantamento das influências foi escolhido realizar uma entrevista semiestruturada com os coordenadores do PIBID de Física de cada instituição. Foram elaboradas 12 questões abordando diversos aspectos das Universidades, bem como os programas de incentivo à licenciatura. As entrevistas foram gravadas no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, em seguida transcritas. A apreciação dos dados fundamentou-se de dois modos em abordagem fenomenológica, estruturada por meio das análises ideográfica e nomotética. Foram selecionadas as respostas com relação ao Programa Institucional de Incentivo à Docência (PIBID), pelo fato de ser a política em vigor nas instituições selecionadas à época da realização da pesquisa . Os resultados revelaram o interesse das Instituições em manter o programa , em linhas gerais o PIBID é considerado de suma importância na preparação do futuro docente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee1Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio
dc.contributor.referee3Martins, Alisson Antonio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2018_2_01.pdf956,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.