Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSencioles, Sabrina Vitório Oliveira-
dc.date.accessioned2014-08-13T17:41:00Z-
dc.date.available2014-08-13T17:41:00Z-
dc.date.issued2014-02-06-
dc.identifier.citationSENCIOLES, Sabrina Vitório Oliveira. Software social como apoio à gestão do conhecimento organizacional: o uso do wiki. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/881-
dc.description.abstractKnowledge is one of the most valuables assets for organizations nowadays. Managing this knowledge, allowing it to be developed and kept, is Organizational Knowledge Management's chief challenge. Currently there seems to be no doubt Information Technology is the most valuable tool in this enterprise. In this regard, many softwares were developed and implemented in an attempt to become instrumental for the organizations. It has been noted, though, most of then were not able to achieve it's goals, becoming mainly huge data repositories. Identifying softwares able to mitigate this situation can contribute to Knowledge Management. Following this trend, this research's objective is to map wiki, a valuable social software, supporting Organizational Knowledge Management processes, contributions to the knowledge's learning, storage, retrieval and sharing. The research's locus was the infrastructure department on the Information Technology sector from a major organization on Parana, starting from a comparative study of the wiki's features on the SECI model. The field research was instrumentalized by a pool, collecting data on the wiki usage between the infrastructure teams on the Information Technology sector, from witch the main results were a reference board, a consolidated diagnostic on the wiki's usage and the mapping of the delineating policies on the organizational knowledge's creation, sharing and diffusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGrupos de trabalhopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeams in the workplacept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleSoftware social como apoio à gestão do conhecimento organizacional: o uso do wikipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO conhecimento é um dos bens mais valiosos para as organizações atuais. Gerir este conhecimento de forma que o mesmo possa ser criado e mantido é o grande desafio da Gestão do Conhecimento Organizacional. Hodiernamente não se parece ter dúvidas de que a Tecnologia da Informação é a grande ferramenta de auxílio nessa empreitada. Neste sentido, vários softwares foram desenvolvidos e implementados na tentativa de servirem como instrumental para as organizações. Observa-se, no entanto, que, no mais das vezes, eles não conseguiram atingir seus objetivos, pois tornaram-se majoritariamente grandes repositórios de dados. A identificação de possíveis softwares que mitiguem tal realidade podem contribuir à uma melhor Gestão do Conhecimento. Neste viés, esta pesquisa tem como objetivo mapear as contribuições da ferramenta wiki, uma materialidade dos softwares sociais, apoiadora de processos de Gestão do Conhecimento Organizacional, relacionados ao aprendizado, ao armazenamento, à recuperação e ao compartilhamento do conhecimento. O locus da pesquisa foi a área de infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) de uma organização de grande porte do Paraná, partindo-se de um estudo comparativo entre as características do wiki com o modelo teórico SECI. A pesquisa de campo foi instrumentalizada por um questionário, coletando-se dados a respeito do uso do wiki em equipes da área de infraestrutura de TI, obtendo-se como principais resultados um quadro de referência, um diagnóstico consolidado do uso do wiki e o mapeamento de ações para delineamento de políticas institucionais de criação, compartilhamento e difusão do conhecimento organizacional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.advisor-co1Santoyo, Alain Hermández-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Sencioles, Sabrina Vitório Oliveira_2014.pdf6,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.