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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDivino, Cristian Porto
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:34Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:34Z-
dc.date.issued2018-11-26
dc.identifier.citationDIVINO, Cristian Porto. Da terra à lua num cometa: a ficção científica de Júlio Verne como potencial contribuição para o ensino de física. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8816-
dc.description.abstractScience fiction books, such as Michael Crichton's Jurassic Park (1990), present debates about the concept of science and cloning, which can be brought to the classroom by the teacher. The articles of Júlio Verne's backpacking site may have great teaching potential, receive visitors who bring their own plot, such as a space travel and a description of celestial mechanics, such as making the seabed, which brings concepts of density, thrust, pressure, etc. The present Work of Conclusion of Course as the potentialities for the Teaching of Physics, especially those that refer to the contents of Universal Gravitation, in 1865, and Heitor Servadac (1877), both of Julio Verne. For the evaluation of the works was used as theoretical reference for the Literature of Massaud Moisés (2007). As the data of the analysis are possible to say of several concepts of Physics in the analyzed works of Verne. Although the journey around the Moon is much richer in his descriptions of the sciences, Heitor Servadac is more agile, and has a plot in which the concepts are more experienced than the contextualized ones. It is also important to point out that Jules Verne's works are consistent with the time to which the writer lived. Both works were analyzed dealing with astronomy and space travel, and in the nineteenth century there was a great expansion of the study of astronomy and dissemination of results. As the teaching potential of the works, it was given that this can be useful to assist the teacher in presenting reference works, that is, universal recording, which was the focus of the work, but for other subjects such as ethics and thermodynamics. Yet, they can be trouble-free and generate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.titleDa terra à lua num cometa: a ficção científica de Júlio Verne como potencial contribuição para o ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeJourney around the moon in a comet: Jules Verne's science fiction as potential for physics teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs livros de Ficção Científica, tal como a obra Jurassic Park (1990) de Michael Crichton, apresentam debates acerca de conceitos científicos como a genética e clonagem, que podem ser trazidos à sala de aula pelo professor. Também, em livros como O guia do mochileiro das Galáxias (1972), temas como a Relatividade são apresentados de forma satírica. Neste sentido, obras de Júlio Verne podem ter grande potencial de ensino, haja visto que trazem em seus enredos diversos temas, como a viagem espacial e a descrição da mecânica celeste, bem como viagens ao fundo do mar, que apresentam conceitos de densidade, empuxo, pressão etc. O presente Trabalho de Conclusão de Curso visou compreender as potencialidades para o Ensino de Física, principalmente no que se refere aos conteúdos de Gravitação Universal, apresentadas nas obras Viagem ao redor da Lua (1865) e Heitor Servadac (1877), ambas de Júlio Verne. Para a apreciação das obras foi utilizado como referencial teórico a Análise Literária de Massaud Moisés (2007). Como resultados da análise é possível dizer que de fato há diversos conceitos de Física nas obras analisadas de Verne. Embora Viagem ao redor da Lua seja muito mais rica em suas descrições sobre ciências, Heitor Servadac é mais ágil, e possui uma trama na qual os conceitos científicos apresentados são sempre bem contextualizados. Também, é válido salientar que as obras de Júlio Verne condizem com o tempo ao qual o escritor viveu. Ambas as obras que foram analisadas tratam da astronomia e de viagens espaciais, sendo que no século XIX houve grande expansão do estudo da astronomia e de divulgação de seus resultados. Quanto ao potencial de ensino das obras, foi verificado que estas podem servir para auxiliar o docente quanto a apresentação de conteúdos referentes não só à Gravitação universal, que era o foco do trabalho, mas sim para outros temas como ótica e termodinâmica. Ainda, estas mesmas obras podem propiciar discussões e gerar situações problemas sobre física envolvendo sua trama.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee1Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.referee2Sutil, Noemi
dc.contributor.referee3Silva, Camila Silveira da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
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