Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8809
Título: A iniciativa Vingadores: como alunos do ensino médio e recém-egressos relacionam conceitos de física com os filmes da Marvel
Título(s) alternativo(s): The Avengers initiative: as high school students and recent graduates relate physics concepts with the Marvel movies
Autor(es): Ribeiro, Diego José
Orientador(es): Costa, Rita Zanlorensi Visneck
Palavras-chave: Estudantes do ensino de segundo grau
Estudantes do ensino médio
Cinema
Física - Estudo e ensino (Segundo grau)
Recursos audiovisuais
Educação
Física Cinema
High school students
High school students
Motion pictures
Physics - Study and teaching (Secondary)
Audio-visual materials
Education
Physics
Data do documento: 29-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIBEIRO, Diego José. A iniciativa Vingadores: como alunos do ensino médio e recém-egressos relacionam conceitos de física com os filmes da Marvel. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Considerando-se a crescente importância dos recursos audiovisuais na educação, o presente trabalho tem como objetivo propor atividades educacionais para a área de Física utilizando como apoio teórico-metodológico os princípios da Aprendizagem Significativa. Para tanto, foi utilizado o aporte teórico de Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Piassi e Pietrocola (2007), Moreira e Masini (2001) dentre outros. As intervenções se valeram de trechos de filmes da Marvel, presumivelmente já assistidos pelos alunos. Foram realizadas atividades em turmas do Ensino Médio regular de duas instituições de ensino e em um curso preparatório pré-vestibular. Por meio da análise de questionários, respondidos por 133 alunos, e pela percepção do pesquisador durante as intervenções, que envolveram 288 estudantes, foi possível destacar a eficácia da utilização de tais filmes em um processo de ensinoaprendizagem significativo.
Abstract: Considering the increasing importance of audiovisual resources in education, the present paper intend to propose educational activities in Physics using as theoreticalmethodological support the principles of Meaningful Learning. For that, the theoretical contribution of Ausubel, Novak and Hanesian (1980), Piassi and Pietrocola (2007), Moreira and Masini (2001) among others were used. The interventions were based on movie clips from Marvel films, presumably already watched by students. Activities were made in regular high school classes of two educational institutions and in a pre-college preparatory course. Through the analysis of questionnaires, answered by 133 students, and by the researcher's perception during the interventions, involving 288 students, it was possible to highlight the effectiveness of the use of such films in a significant teaching-learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8809
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_2_2.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.