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dc.creatorKugler, Derick de Almeida Fontoura
dc.date.accessioned2020-11-11T18:24:28Z-
dc.date.available2020-11-11T18:24:28Z-
dc.date.issued2017-12-07
dc.identifier.citationKUGLER, Derick de Almeida Fontoura. A biofísica e os livros diáticos do PNLD: uma relação interdisciplinar nos livros de física. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8808-
dc.description.abstractThis research presents the results of an investigation that has the goal to analyze how Biophysics, as an interdisciplinary field, can be found in the PNLD Physics Didactic Textbooks. The relationships between disciplines and their classifications, established by Heckhausen (1972) and Japiassu (1976), were used to locate each area that Biophysics contemplates, and their level of interdisciplinarity with Physics. The studied universe was the textbooks of 2015, more recent at the time of writing, which are easier to find and better reflect the current panorama of physics teaching in Brazil at the moment. The analysis of the data was done using the Content Analysis, proposed by Bardin (2009). During the analysis, the data were separated into two groups, one of which was about the main text, boxes and extra sections of the textbooks, and the other looked at the exercises and activities. Once the information was collected, a recurrence table was created to aid in classification using a Likert scale. The results obtained with this work demonstrate that each area of Biophysics, such as Biotermology, Bioacoustics and Bio-optics present different types of interdisciplinarity, both question and main text. The encyclopedic use of information in order to motivate the discussions about a content of physics, or to end one of the chapters, misleading the impression that Biophysics is nothing more than an application of Physics in Biology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Livros didáticospt_BR
dc.subjectLivros didáticos Físicapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiofísicapt_BR
dc.subjectBiofísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in education Textbookspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBiophysicspt_BR
dc.subjectBiophysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleA biofísica e os livros didáticos do PNLD: uma relação interdisciplinar nos livros de físicapt_BR
dc.title.alternativeThe biophysics and the textbooks of PNLD: an interdisciplinary relation on physics textbookspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar de que maneira a Biofísica como campo interdisciplinar se encontra nos Livros Didáticos de Física do PNLD de 2015. Utilizou-se as relações entre disciplinas e suas classificações, estabelecidas por Heckhausen (1972) e Japiassu (1976), para localizar cada área que a Biofísica contempla, e qual o seu nível de interdisciplinaridade com a Física. O universo estudado foram os livros de 2015, que por serem mais recentes à época de elaboração deste trabalho, são mais fáceis de serem encontrados e refletem melhor o panorama atual do ensino de física do Brasil no momento. A análise dos dados foi feita usando a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). Durante a análise, os dados foram separados em dois grupos, sendo um deles a respeito do texto principal, boxes e seções extras do livro, e o outro contemplava os exercícios e atividades. Uma vez coletadas as informações, um quadro de recorrência foi criado para auxiliar na classificação por meio de uma escala Likert. Os resultados obtidos com este trabalho demonstram que cada uma das áreas da Biofísica, tais como a Biotermologia, a Bioacústica e a Bio-óptica apresentam diferentes tipos de interdisciplinaridade em relação ao texto e as questões, sendo comum uma utilização enciclopédica das informações afim de motivar as discussões sobre um conteúdo da Física ou para encerrar um dos capítulos, dando a errônea impressão de que a Biofísica não passa de uma aplicação da Física na Biologia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Adilson Camilo de
dc.contributor.referee1Barros, Adilson Camilo de
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio
dc.contributor.referee3Dias, Carla Roberta de Barros Rodrigues
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
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