Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8802
Título: | Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard |
Título(s) alternativo(s): | A Cosmology insertion proposal in a Secondary Technical Education through the historical-philosophical approach supported by Gastón Bachelard assumptions |
Autor(es): | Schiefer, Elberth Manfron |
Orientador(es): | Florczak, Marcos Antonio |
Palavras-chave: | Cosmologia Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Bachelard, Gaston, 1884-1962 Análise de conteúdo (Comunicação) Ensino técnico Cosmology Interdisciplinary approach in education Bachelard, Gaston, 1884-1962 Content analysis (Communication) Technical education |
Data do documento: | 27-Out-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SCHIEFER, Elberth Manfron. Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard. 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Este trabalho objetiva desenvolver uma sequência de dois planos de aula aplicados no último ano do Ensino Médio Técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Estes dois planos de aula abordam tópicos de Cosmologia, tratando principalmente dos limites e contextos da Mecânica Clássica e Relatividade, das geometrias, teorias e aplicações envolvidas neste ramo da ciência. O respectivo trabalho traz um estado da arte acerca do ensino de Cosmologia no Brasil, revelando uma falta de publicações na área, então é descrito um breve resumo sobre o tema. A análise é tomada de forma qualitativa, conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, utilizando gravações em áudio e explicitando o decorrer da aula. Conclui-se que o desenvolvimento de aulas de tópicos de Cosmologia utilizando uma Abordagem Histórico-Filosófica baseada sob a Teoria dos Obstáculos Epistemológicos, estruturada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos e analisada segundo a Análise de Conteúdo é viável. O respectivo desenvolvimento possibilitou a verificação de alguns indícios de obstáculos epistemológicos e da ruptura destes. |
Abstract: | This work aims to develop a sequence of two lesson plans applied in the Secondary Technical Education of the Paraná's Federal University of Technology, Campus Curitiba. Those two lesson plans contain cosmological topics, focusing in the limits and backgrounds of Classical Mechanics and Relativity, of geometries, theories and applications. The present work exposes a State of Art on the Cosmology Teaching area in Brazil, showing a small amount of papers in this area, therefore, it is described a brief summary about this theme. The analysis is taken in a qualitative manner, according to the technical Analysis of Substance described by Laurence Bardin, using audio recordings and demonstrating the class development. It is concluded that classes about cosmological topics using a Historical-Philosophical Approach supported by Gastón Bachelard assumptions on the Epistemological Obstacles, structured on the Three Pedagogical Moments and analysed by the Analysis of Substance is viable. Such development allowed the verification of few signs of epistemological obstacles and their breakthrough. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8802 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2016_2_1.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.