Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/843
Título: | Algumas relações de complexidade e racionalidade, em torno do conceito de divisão celular |
Autor(es): | Thomazini, Mauricio |
Orientador(es): | Freitas, Mário Sérgio Teixeira de |
Palavras-chave: | Professores - Formação Complexidade (Filosofia) Aprendizagem Biologia - Currículos - Análise Prática de ensino Ciência - Estudo e ensino Teachers, Training of Complexity (Philosophy) Learning Biology - Curricula - Analysis Student teaching Science - Study and teaching |
Data do documento: | 22-Nov-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | THOMAZINI, Mauricio. Algumas relações de complexidade e racionalidade, em torno do conceito de divisão celular. 2013. 83 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
Resumo: | Nesta dissertação, foram conhecidas algumas possibilidades de articulação entre os diversos conteúdos envolvidos na formação de professores de Biologia, tendo todos eles uma ligação com o conceito de divisão celular. A partir de dados fornecidos por acadêmicos do último ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná e de documentos referentes ao currículo deste curso, foi identificada a presença pontual de relações de complexidade e racionalidade. No contexto da descrição de E. Morin, foi elaborado o modelo de uma rede complexa de conhecimentos, evidenciando possíveis conexões entre conteúdos presentes em diferentes unidades curriculares do núcleo básico do referido curso. Como produto final, foi estruturada uma unidade didática constituída por cinco aulas, exemplificando as relações analisadas, com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem. |
Abstract: | In this work, some were known possibilities of connecting several contents that are involved in the undergraduate formation in the teaching of Biology, all of them related to the concept of cell division. Out of data that were provided by students of last year of licentiate in Biology at Universidade Federal do Paraná (Brazil), as well as official documents referring to the curriculum of this course, we identified the presence of specific relationships of complexity and rationality. In the context of the description introduced by E. Morin, we constructed a model for a complex network of knowledge, making evident the possible connections between contents which belong to different disciplines of this course. As our final product, we structured a didactic unit that consists in five classes, exemplifying the analyzed relationships, with the aim of facilitating the learning-education process. |
Descrição: | Acompanha: Um novo olhar para o desenvolvimento dos conceitos de divisão celular: trabalhando as relações de complexidade e racionalidade na aprendizagem |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/843 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Thomazini, Mauricio_2014.pdf | 8,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Thomazini, Mauricio_2014_1.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.